OEA divulga lista de países da missão por diálogo em Honduras
da France Presse, em Washington (EUA)
da Folha Online
O secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), José Miguel Insulza, ao lado de cinco chanceleres e três vice-chanceleres do continente, vai liderar a missão diplomática que chegará quarta-feira a Honduras, anunciou a organização nesta segunda-feira.
Veja a cronologia da crise política em Honduras
Veja galeria de imagens do conflito hondurenho
Costa Rica, Equador, El Salvador, México e Panamá enviarão os chanceleres, Canadá, Jamaica e Guatemala os vice-chanceleres, a Espanha o secretário de Estado para Iberoamérica e Argentina e Brasil os representantes na OEA, informa um comunicado.
Também integrará a comitiva um representante do secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon.
A missão vai mediar uma mesa de negociação entre as partes e tentar ultrapassar os obstáculos que levaram ao fracasso dos esforços de negociação do presidente da Costa Rica, Oscar Arias.
O diálogo entre representantes do presidente deposto e do governo interino liderado por Roberto Micheletti será realizado com base na agenda já apresentada por Arias em seu Acordo de San Jose, documento que prevê a restituição de Zelaya sob uma coalizão de governo.
Víctor Rico, secretário de Assuntos Políticos da OEA, ressaltou neste domingo que aceita modificar o acordo para destravar o diálogo com o governo interino, que se recusa a aceitar qualquer proposta que obrigue a restituição de Zelaya.
A missão não será fácil. Micheletti afirma que o retorno de Zelaya ao poder não é negociável e que este deveria ser preso por supostamente violar a Constituição do país ao tentar abrir caminho para a sua reeleição.
Zelaya, que se refugia com a mulher e dezenas de aliados na Embaixada Brasileira em Tegucigalpa, cercada por militares e policiais, disse neste fim de semana que aceita modificações do acordo --mas alertou que não abre mão de sua restituição ao poder.
A visita dos ministros será a segunda em pouco mais de um mês. Em agosto, os diplomatas não conseguiram convencer o regime interino a aceitar o Acordo de San José.
Leia mais sobre Honduras
- Micheletti diz que "qualquer solução" é possível se eleições forem respeitadas
- Micheletti pede ao gabinete revogação de estado de sítio
- Cem dias após golpe, crise de Honduras entra em semana crucial para diálogo
- Presidente deposto de Honduras crê em restituição nesta semana
Outras notícias internacionais
- Presidente lidera pesquisas a dois meses de eleições na Bolívia
- Explosão em funeral mata ao menos seis e fere 20 no Iraque
- Iraque tem 1 milhão de viúvas, após 30 anos de instabilidade
Especial
Livraria



avalie fechar
avalie fechar
Santos Júnior (333) 08/12/2009 00h46
É governo marxista-stalinista sim
----------------------------------------------------------
Que o diga Abílio Diniz, o livro de cabeceira dele é O Capital...
Sívio Santos ? Maoista de carteirinha...
Famílias Setúbal (Itaú), Moreira Salles (Unibanco) ? Leninistas...
Família Ermírio de Morais ? Tudo troskista...
Isto sem contar as multi-nacionais né...deixa ver, a (argh) Telefônica é um braço do Foro de S. Paulo...
Etc etc etc
Cara, você tá precisando de ajuda profissional, urgente, urgentíssima...
avalie fechar