Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2009 - 08h26

"Receber Ahmadinejad é um erro terrível", diz congressista dos EUA

Publicidade

da Folha Online

Em meio a polêmica pela visita do ultraconservador presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil, marcada para 23 de novembro, o presidente da bancada de congressistas dos Estados Unidos com interesses no Brasil, Eliot Engel, alerta que receber Ahmadinejad é um erro terrível.

"Está muito claro que Ahmadinejad é um tirano, que roubou uma eleição. Dissidentes e manifestantes no Irã têm sido presos e espancados", disse Engel, em entrevista ao jornalista Sérgio Dávila, em reportagem da Folha de S. Paulo (a íntegra está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL).

O ultraconservador Ahmadinejad foi reeleito com cerca de 63% dos votos contra 34% do principal candidato da oposição, Mir Hossein Mousavi.

A votação foi seguida por semanas de fortes protestos da oposição por fraude. Os protestos, enfrentados com violência pela polícia e a milícia Basij, ligada à Guarda Revolucionária, deixaram ao menos 20 mortos, dezenas de feridos e cerca de 2.000 presos. A oposição fala em 69 vítimas.

O Conselho dos Guardiães do Irã, órgão responsável por ratificar o resultado do pleito, aceitou fazer uma recontagem parcial dos votos para acalmar a oposição, mas confirmou a reeleição de Ahmadinejad depois de afirmar que a fraude em cerca de 3 milhões de votos não era suficiente para mudar o resultado das urnas.

"É um erro terrível do presidente Lula dar legitimidade ao iraniano e é isso que está fazendo ao permitir que ele vá ao Brasil. Ahmadinejad usará isso como propaganda para tentar mostrar que foi legitimado", completa.

Engel, de Nova York, é presidente da subcomissão do Hemisfério Ocidental da Câmara dos Representantes (deputados federais) e líder do Brazil Caucus --a bancada de congressistas americanos que têm interesses no Brasil.

Judeu, Engel tem na comunidade judaica do Bronx seu principal eleitorado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página