Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2010 - 19h03

França identifica corpo de militante do ETA desaparecido em 2009

Publicidade

da Folha Online

O corpo de Jon Anza, militante da organização separatista terrorista basca ETA, desaparecido em abril de 2009, foi identificado nesta quinta-feira no necrotério do hospital de Toulouse, sudoeste da França, segundo a polícia.

O corpo de Anza havia sido encontrado sem documentos em uma via pública. A causa da morte foi, segundo o necrotério, "problemas de saúde".

A agência de notícias Efe, que cita fontes do próprio ETA, diz que Anza sofria de um tumor cerebral e que a causa da morte foi uma infecção cardíaca. As mesmas fontes disseram que Anza foi encontrado muito doente em um parque da cidade francesa, sem documentos. Ele teria sido levado ao hospital, onde morreu.

O corpo então foi levado a um necrotério, ainda segundo as mesmas fontes, apenas dez dias depois do seu desaparecimento.

Anza havia desaparecido em 18 de abril, durante viagem de trem a Toulouse, onde entregaria dinheiro a outros integrantes do ETA, segundo informações do próprio grupo armado.

O Movimento Pró Anistia informou em comunicado que a polícia francesa entrou em contato com a família de Anza para informar-lhe do corpo que poderia corresponder ao do militante.

Anza, 47, cumpriu pena entre 1982 e 2002 por fazer parte do comando Lau Haizea, do ETA.

Com Efe e France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página