Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2004 - 09h13

Sharon proíbe que possível enterro de Arafat seja em Jerusalém

Publicidade

da Folha Online

O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, afirmou neste domingo que enquanto estiver no poder não irá permitir que o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Iasser Arafat, 75, seja enterrado em Jerusalém, informou a rádio pública de Israel.

Segundo a rádio, ao ser questionado [durante reunião semanal de ministros] pelo ministro da Justiça israelense, Joseph Lapid, sobre um eventual enterro de Arafat em Jerusalém, Sharon respondeu:"Enquanto eu estiver no poder, e não tenho intenção de abandoná-lo, [Arafat] não será enterrado em Jerusalém".

Arafat foi levado à França na sexta-feira (29), onde foi internando em um hospital militar. O líder palestino viajou em um avião da Força Aérea francesa.

O governo palestino diz que Arafat está com sua saúde debilitada por causa de uma forte gripe, mas especulava-se a possibilidade de o líder palestino estar com leucemia, devido informações apresentadas em seu exame de sangue feito quando ele ainda estava na Cisjordânia.

Seu estado de saúde tornou-se bastante delicado na última quarta-feira (27), quando, após vomitar, ele desmaiou e teria ficado inconsciente durante dez minutos.

Primeiros exames

Ontem médicos que realizam uma bateria de exames com Arafat descartaram que o líder palestino sofra de leucemia, acabando com as especulações a respeito.

Anteriormente, Nabil Abu Rudeinah, o principal conselheiro do líder palestino, havia desmentido informações emitidas pela imprensa segundo as quais Arafat sofria de leucemia e já não tinha mais todas suas capacidades mentais.

Representantes palestinos na França também negaram que Arafat está com suas faculdades mentais alteradas e anunciaram que um diagnóstico sobre a saúde do líder palestino será disponibilizado na próxima quarta-feira (3).

Arafat, que de acordo com um de seus médicos sofre de uma anomalia sangüínea, iniciou uma série de exames no serviço de hematologia do hospital Percy, que possui um moderno departamento de hematologia no qual pacientes com doenças causadas por problemas com sangue fazem tratamento.

Coletivas de imprensa serão realizadas diariamente no hospital militar Percy, em Clamart [sudoeste de Paris], para informar a evolução do estado de Arafat.

Leia mais
  • Saiba mais sobre os problemas de saúde de Arafat
  • Saiba mais sobre o líder palestino Iasser Arafat
  • Para especialista, nada muda enquanto Arafa estiver vivo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Iasser Arafat
  • Veja imagens de Iasser Arafat
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página