Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2004 - 10h14

Estado de Arafat se agrava e líder palestino é levado a UTI

Publicidade

da Folha Online

O estado de saúde do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Iasser Arafat, 75, é grave. Ele foi internado em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) após sofrer perda de consciência e não consegue se recuperar. O funcionamento de seus órgãos vitais também foi afetado.

"[Arafat] Não se recupera, estamos preocupados e rezamos", disse o ministro das Relações Exteriores palestino, Nabil Shaat, em Ramallah, na Cisjordânia, onde autoridades e líderes palestinos se reuniram nesta quinta-feira em caráter de urgência após terem recebido a notícia da piora de Arafat, disse Sakher Habash, membro do comitê central do Fatah [principal grupo político da Organização para a Libertação da Palestina, ligado a Iasser Arafat].

"Não sabemos o diagnóstico, mas sabemos que sua saúde não está melhorando", disse Shaat.

O jornal israelense "Maariv", diz que Arafat perdeu a consciência em várias ocasiões ontem. Outro jornal israelense, o "Haaretz", diz que o líder palestino está em coma e que seu estado é bastante grave.

França

Arafat foi levado à França na última sexta-feira (29) e internando no hospital militar Percy, em Clamart [sudoeste de Paris], que possui um moderno departamento de hematologia no qual pacientes com doenças causadas por problemas com sangue fazem tratamento.

O governo palestino diz que Arafat tinha uma forte gripe e problemas estomacais, o que debilitou seu estado geral de saúde, mas especulava-se a possibilidade de o líder palestino estar com leucemia, devido informações apresentadas em seu exame de sangue feito quando ele ainda estava na Cisjordânia. Nesta terça-feira, médico do hospital Percy, após receberem resultados de exames, descartaram a possibilidade de o líder palestinos estar com câncer.

Médicos de Arafat, no entanto, dizem que e ele sofre de uma anomalia sangüínea ainda não identificada.

Seu estado de saúde tornou-se bastante delicado na última quarta-feira (27), quando, após vomitar, ele desmaiou e teria ficado inconsciente durante dez minutos.

A assessoria do líder palestino informou ontem que Arafat foi levado para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) depois de um agravamento de seu estado de saúde, mas acrescentou que sua vida não corre perigo.

Leia mais
  • Saiba mais sobre os problemas de saúde de Arafat
  • Saiba mais sobre o líder palestino Iasser Arafat
  • Para especialista, nada muda enquanto Arafat estiver vivo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Iasser Arafat
  • Veja imagens de Iasser Arafat
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página