Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2005 - 11h25

"Herdeiro de Arafat" diz que está otimista com governo de Abbas

Publicidade

da Folha Online

O dirigente palestino Marwan Barghouti, 45, condenado a prisão perpétua em Israel, disse estar "otimista" com a eleição de Mahmoud Abbas como presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Ex-líder do Fatah, principal partido político palestino, e preso há quase três anos em Jericó, Barghouti é considerado por muitos palestinos como o "herdeiro" do líder Iasser Arafat, morto em novembro.

"Meus amigos me acusam de ser muito otimista em relação ao futuro, mas desta vez me sinto realmente otimista", afirmou o dirigente, durante uma visita de uma delegação francesa.

Abbas foi o vencedor da eleição para presidência da ANP com 62,32% dos votos. A comunidade internacional e as autoridades israelenses têm deixado claro que consideram sua vitória como um "novo capítulo" na história da região.

A delegação francesa, a primeira estrangeira que teve permissão de visitar Barghouti na prisão, era composta por políticos franceses, incluindo o ex-deputado Jean Claude Lefort.

"Encontramos [Barghouti] em bom estado físico e mental", disse Lefort. O prisioneiro entregou aos representantes franceses uma carta endereçada ao presidente Jacques Chirac.

Autoridades israelenses anunciaram na semana passada o fim do isolamento para Barghouti, que é uma das lideranças políticas palestinas com mais prestígio entre a população. Barghouti chegou a se candidatar para a eleição da ANP, mas retirou a sua candidatura pouco tempo depois, para preservar a unidade política em torno de Abbas, o candidato oficial do Fatah.

Barghouti foi um dos principais coordenadores da primeira Intifada [revolta palestina contra a ocupação israelense], ocorrida entre 1987 e 1993. Em 2002, foi preso, acusado da morte de 26 israelenses em 37 ataques terroristas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Sharon telefona para Abbas e o parabeniza por eleição
  • Pela 1ª vez na história, avião israelense aterrissa na Indonésia
  • Nova barreira de Israel pode destruir 3.000 casas palestinas

    Especial
  • Leia mais sobre as eleições palestinas
  • Leia o que já foi publicado sobre Mahmoud Abbas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página