Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2005 - 08h47

Governo iraquiano descarta retirada de tropas estrangeiras do país

Publicidade

da Folha Online

O presidente interino do Iraque, Ghazi Yawer, afirmou nesta terça-feira que "seria um completo absurdo" pedir ao Exército americano ou a qualquer tropa estrangeira que deixe o país nesse momento político de transição de poder.

"É um completo absurdo pedir às tropas que deixem [o país] nesse caos e nesse vácuo de poder", afirmou o presidente, durante uma entrevista nesta terça-feira.

Ele também disse que as tropas estrangeiras deveriam sair apenas depois que as forças de segurança do Iraque fossem reforçadas, e que a segurança do Iraque fosse melhorada, com a eliminação dos bolsões terroristas, locais onde a insurgência se concentra.

"Ao final deste ano, o número de soldados poderá diminuir", afirmou.

Yawer, que é sunita, foi um dos mais duros críticos da operação americana no Iraque, incluindo a ofensiva americana contra a cidade de Fallujah, em novembro.

Conquistas

Um repórter questionou Yawer se a presença de tropas estrangeiras no país não estariam fazendo com que a situação de segurança no Iraque fosse cada vez mais deteriorada pelos ataques rebeldes.

Ele respondeu que as tropas foram "convidadas" a ficar no Iraque depois que a soberania do país foi transferida ao governo interino, em 28 de junho passado, quando a ocupação americana terminou formalmente e o administrador americano no Iraque, Paul Bremer, deixou o país.

"Sim, as tropas estrangeiras são parte do problema, e agora mesmo estamos tentando transformá-los em parte da solução", afirmou o presidente. "Ter nos livrado de Saddam [Hussein] foi uma das maiores conquistas que as tropas estrangeiras tiveram."

Com agências internacionais

Leia mais
  • Rei do Nepal dissolve governo e declara estado de emergência
  • Terrorista jordaniano diz que guerra vai continuar no Iraque
  • Xeque brasileiro diz estar confiante que brasileiro está vivo

    Especial
  • Leia mais sobre as eleições no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre a ofensiva em Fallujah
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página