Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2005 - 10h08

UE enviará advertências a Romênia e Bulgária por atrasos

Publicidade

da France Presse, em Bruxelas

A Comissão Européa enviará em breve cartas de advertência a Romênia e Bulgária para destacar os atrasos nos preparativos de sua adesão, prevista para 2007, informou o comissário europeu de Ampliação, Olli Rehn.

"Estas cartas de advertência, verdadeiro chamado de atenção de Bruxelas a um país candidato quando este tem dificuldades em seus preparativos, vão se concentrar nas evidentes carências atuais das reformas dos dois países", disse Rehn. As cartas serão enviadas antes da reunião de cúpula européia, que ocorre nos dias 16 e 17 deste mês em Bruxelas, acrescentou.

"Isto representa um cartão amarelo para Bucareste e Sófia", acrescentou o comissário, que espera que ambos os países levem particularmente a sério as advertências, em decorrência do "clima político na Europa".

Rehn fazia referência aos dois referendos, celebrados no último domingo (29), na França, e nesta quarta-feira, na Holanda, nos quais o "não" à Constituição européia se impôs de forma categórica, em meio a preocupação dos eleitores sobre a ampliação da União Européia.

Leia mais
  • Constituição européia visa consolidar estrutura do poder na UE
  • Aprovação da Constituição européia só termina em 2006
  • UE já atravessou várias crises desde 1954

    Especial
  • Enquete: a rejeição da Carta da UE pode atrasar a integração dos países-membros?
  • Leia o que já foi publicado sobre a Constituição européia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página