Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2005 - 07h04

ONG de megaevento em Washington reúne 1.300 grupos

Publicidade

EMILIA BERTOLLI
da Folha Online

Fundado em outubro de 2002, o United for Peace and Justice (Unidos pela Paz e Justiça) reúne hoje mais de 1.300 organizações não-governamentais que atuam nos Estados Unidos fazendo oposição à política externa americana praticada pelo governo do presidente George W. Bush.

Desde o início das suas atividades, o grupo tem organizado dezenas de protestos e manifestações por todos os EUA e foi responsável por dois dos maiores eventos que ocorreram no país contra a Guerra do Iraque.

Um deles aconteceu em 15 de fevereiro de 2003 --dia em que foi realizado um protesto contra a guerra que reuniu mais de 500 mil participantes. Nessa data, manifestantes e organizadores tiveram problemas com a polícia de Nova York: no caminho da passeata estava o prédio que abriga a sede da ONU (Organização das Nações Unidas), e os manifestantes não puderam passar em frente ao local. "A manifestação foi quase proibida", afirma William Dobbs, um dos coordenadores da organização.

Dois dias depois do início da Guerra do Iraque, em 22 de março de 2003, a organização realizou uma outra manifestação contra a invasão americana ao país, que contou com a participação de 300 mil pessoas em Nova York.

Leia mais
  • Washington terá três dias de megaprotesto antiguerra em setembro
  • Guerra no Iraque foi necessária, diz ex-conselheiro de Reagan
  • "Operação Cessar-Fogo" leva música a protestos contra a guerra

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre o United for Peace and Justice
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página