Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2006 - 07h52

Confrontos durante eleições no Nepal deixam um morto

Publicidade

da Efe, em Katmandu

Um suposto rebelde maoísta morreu nesta quarta-feira em Kailali, no oeste do Nepal, durante a jornada eleitoral para escolher os representantes municipais em todo o país, informou a imprensa local.

Segundo as forças de segurança, o incidente aconteceu na cidade de Dhangadhi, onde o suposto rebelde morreu baleado quando tentava preparar um ataque com explosivos perto de um centro de votação.

De acordo com o site "Nepalnews", mais explosões ocorreram neste distrito e também em Tikapur, no oeste do país.

No entanto, segundo o porta-voz da Comissão Municipal do Nepal, Tejmuni Bajcharya, "as eleições acontecem pacificamente, com exceção de alguns incidentes isolados".

Participação

Bajcharya informou que a votação está em andamento nos 36 municípios do país, mas algumas seções eleitorais abriram com atraso em Dhankuta, Tulsipur, Garahi e Nepalganj, todas palco de ataques ontem à noite.

No entanto, ele admitiu que no oeste do país a participação é bem pequena, enquanto que mais eleitores do leste estão indo às urnas.

'Estas eleições acontecem sob circunstâncias inusuais, e a participação será menor que em outras ocasiões", disse o porta-voz eleitoral.

Protestos

Ram Saran Mahat, destacado líder do Congresso Nepalês, que faz parte da aliança dos sete principais partidos da oposição, disse nesta quarta-feira que protestos acontecem em várias partes do país.

Em Biratnagar, uma das maiores cidades do país, situada cerca de 550 quilômetros ao sudeste de Katmandu, ocorreram também alguns confrontos entre manifestantes e a polícia.

Um líder do Congresso Nepalês está entre os dez detidos em Biratnagar segundo Mahat, que explicou que em Katmandu também foram detidos uma dezena de manifestantes.

Eleitores

Segundo a Comissão Eleitoral do Nepal, quase dois milhões de cidadãos, ou 13% do eleitorado, poderão votar para escolher seus representantes em 58 municípios pertencentes a 43 dos 75 distritos do país.

Estão em jogo 4.146 cargos de representante municipal, mas só se apresentaram 1.652 candidatos para um total de 618 postos devido à ameaça maoísta.

As eleições locais deveriam acontecer em 58 municípios do Nepal, mas acontecerão apenas em 36 deles porque nos 22 restantes não há candidatos, ou porque só há um aspirante, que será o eleito.

Leia mais
  • Governo tenta "enganar" nepaleses com eleições, diz jornalista
  • Brasileiro relata clima de tensão no Nepal
  • Eleições não levarão mais democracia ao Nepal, diz especialista
  • Nepal concentra oito das dez montanhas mais altas do mundo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Nepal
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página