Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2006 - 12h00

Milhares vão às ruas na Turquia em protestos contra charges

Publicidade

da Folha Online

Milhares de manifestantes foram às ruas de Istambul neste domingo para protestar contra publicação das charges do profeta Maomé em jornais europeus, entoando gritos contra os EUA, a Dinamarca e Israel.

O protesto foi organizado pelo grupo Festa da Felicidade Islâmica, cujos líderes pediam aos manifestantes que representassem os cerca de 1,5 bilhão de muçulmanos em todo o mundo e "resistissem à opressão."

A Turquia é uma nação 99% muçulmana e o único país islâmico candidato a fazer parte da União Européia (UE). Os manifestantes pediram um "boicote" à Dinamarca, país onde as caricaturas foram publicadas pela primeira vez.

AP
Manifestantes atiram pedras durante protesto em Islamabad; polícia revida com gás lacrimogêneo
No Paquistão, a polícia cercou a capital Islamabad e prendeu centenas de pessoas, depois de utilizar gás lacrimogêneo para dispersar multidão que foi às ruas em protesto.

O governo paquistanês baniu as manifestações na Província de Punjab, onde fica a capital, após a morte de cinco pessoas na semana passada.

Segundo a polícia, 140 pessoas foram presas em Rawalpindi, ao menos 150 em Lahore, e outras em Islamabad. "Elas criavam problemas com a lei e a ordem", afirmou Chaudhry Shafqaat Ahmed, chefe da polícia de Lahore.

Diplomacia

A Dinamarca retirou temporariamente seu embaixador de Islamabad neste domingo devido à tensão no país, informou o Ministério dinamarquês das Relações Exteriores por meio de um comunicado.

Em Karachi (sul), a maior cidade paquistanesa, cerca de 15 mil pessoas realizaram manifestações. Centenas de policiais acompanharam os protestos, mas não houve registro de violência.

Em Chaman, cidade próxima da fronteira com o Afeganistão, manifestantes queimaram bandeiras da Dinamarca.

Funcionários da inteligência paquistanesa afirmam que grupos terroristas estão incitando a violência no país.


Com agências internacionais

Leia mais
  • Ministro que usou camiseta estampada com charge renuncia na Itália
  • Polícia fere quatro em protestos contra charges no Paquistão
  • Saiba mais sobre os protestos contra caricaturas de Maomé

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as charges de Maomé
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página