Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2006 - 16h54

Anistia Internacional diz que ataque em Gaza é "crime de guerra"

Publicidade

da Efe, em Londres

A Anistia Internacional (AI) condenou nesta sexta-feira os ataques de Israel cometidos nos últimos dias contra prédios de civis e a infra-estrutura de Gaza por "violar a norma internacional" e os classificou como "crimes de guerra".

Em comunicado divulgado em Londres, a organização de defesa dos direitos humanos pede que Israel adote "medidas urgentes para remediar o dano causado a longo prazo" no território palestino.

Além disso, a AI pede que o governo israelense "restaure imediatamente e assuma o custo da provisão de eletricidade e água à população palestina nas zonas afetadas".

Na opinião de AI, a destruição "deliberada" de uma central elétrica, pontes e estradas em Gaza é "uma violação da 4ª Convenção de Genebra, que se refere à proteção de civis em tempo de guerra".

A AI calcula que a destruição terá "conseqüências humanitárias a longo prazo" para 1,5 milhão de pessoas na faixa de Gaza.

O organização condenou também o seqüestro de um soldado israelense por parte de grupos armados palestinos, marco da atual escalada no Oriente Médio.

Esse ato transgride "os princípios fundamentais da norma internacional", ressalta a organização, que pede que o militar seja libertado "imediatamente e ileso".

A AI lembra que a comunidade internacional, "em virtude das Convenções de Genebra, tem a obrigação de agir".

A atual crise no Oriente Médio começou quando militantes palestinos capturaram, no domingo (25), um soldado israelense.

Como resposta, o Exército israelense começou uma grande incursão militar em Gaza, na qual deteve ministros e outros representantes do governo da ANP (Autoridade Nacional Palestina), liderado pelo movimento radical islâmico Hamas.

Leia mais
  • Israel promove novos ataques aéreos contra a faixa de Gaza
  • Irã pede reunião do Conselho de Segurança sobre o Oriente Médio
  • Washington pede moderação a governo de Israel e palestinos

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Gaza
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página