Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2006 - 12h48

Veja as principais operações israelenses no Líbano desde 78

Publicidade

da France Presse, em Beirute

A onda de violência entre Israel e Líbano, iniciada após a morte de oito soldados israelenses e o seqüestro de outros dois ontem, pelo grupo terrorista libanês Hizbollah, já deixou várias vítimas de ambos os lados: um morto e 90 feridos em Israel contra 47 mortos e 103 feridos no Líbano.

Veja a seguir, as principais operações israelenses contra o Líbano:

14 de março de 1978: Primeiro ataque de grande envergadura no sul do Líbano, batizada Operação Litani e destinada, segundo Israel, a proteger o norte de seu território dos combatentes da OLP (Organização de Libertação da Palestina). A ONU adota a resolução 425 que exige uma retirada "imediata" de Israel e cria a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Finul).

6 de junho de 1982 : Tropas israelenses invadem o Líbano durante a operação batizada Paz na Galiléia. Após ter sitiado Beirute durante dois meses, o Exército israelense força o chefe da OLP, Iasser Arafat, 11 mil combatentes palestinos e milhares de soldados sírios a deixar a capital libanesa. No dia 15 de setembro, as forças israelenses entram no oeste de Beirute.

Pouco depois, em 17 e 18 de setembro , 1.500 civis palestinos são massacrados nos campos de Sabra e Shatila (subúrbio de Beirute) por rebeldes cristãos. Uma comissão de investigação israelense reconhece "a responsabilidade indireta" no massacre por parte de Israel.

Junho de 1985: Fim da retirada de Israel. O Exército israelense mantém o controle de uma "zona de segurança" ao longo da fronteira com o Exército do Líbano Sul (ALS).

Julho de 1993: Nova operação israelense contra o Hizbollah no sul do Líbano deixa 132 mortos, em sua maioria civis libaneses, e provoca a fuga de centenas de milhares de libaneses.

11 de abril de 1996: Israel inicia uma operação batizada de Vinhas da Ira contra o Hizbollah. Foram 600 ataques aéreos israelenses em 16 dias. A invasão deixa 175 mortos no lado libanês, a maior parte, civis.

24 de maio de 2000: Israel se retira do sul do Líbano, pondo fim a 22 anos de ocupação. O Hizbollah se apodera da região.

14 de abril de 2001: Um soldado israelense é morto no setor das fazendas de Chebaa (sudeste) durante um ataque do Hizbollah, provocando uma resposta de Israel que bombardeia pela primeira vez desde 1982 as posições sírias no Líbano (dois mortos).

21 de janeiro de 2003: Bombardeio israelense contra as cidades do sul do Líbano após um ataque do Hizbollah no setor de Chebaa: primeiro civil libanês morto desde 2000.

28 de dezembro de 2005: Incursão israelense nos arredores de Beirute, após disparos foguetes contra Israel. É a primeira operação do Exército judeu ao redor de Beirute em 18 meses.

12 de julho de 2006: Ofensiva terrestre e aérea israelense no sul do Líbano após a captura de dois soldados israelenses pelo Hizbollah.

Leia mais
  • Governo do Líbano pede cessar-fogo e fim de ataques de Israel
  • Ataque de Israel mata família brasileira no sul do Líbano
  • Foguetes do Hizbollah matam um e ferem 37 no norte de Israel
  • Ação do Hizbollah representa derrota para Israel, diz professor

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a crise no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página