Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2006 - 19h29

Avião da FAB repatriará cerca de cem brasileiros da Turquia

Publicidade

da Folha Online

Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) vai repatriar da Turquia cerca de cem brasileiros nesta segunda-feira.

Segundo informações do Itamaraty, o consulado do Brasil em Beirute (capital do Líbano) montou um esquema especial para trazer os brasileiros de volta ao país.

O consulado fretou vários ônibus para levarem os brasileiros que ainda estão no Líbano até Adana, no sul da Turquia, de onde o avião da FAB deverá decolar com destino ao Brasil.

O Itamaraty informou que o consulado do Brasil está mantendo contatos com as embaixadas da Síria, da Turquia e também de Israel, para que não haja risco de ataques ao veículo que transportará os brasileiros e mais pelo menos 12 argentinos.

O conflito entre Israel e o Hizbollah teve início com um ataque do Hizbollah contra um posto militar israelense --que resultou no seqüestro de dois soldados, além da morte de outros oito militares. Até agora, mais de cem pessoas morreram [entre elas um casal de brasileiros e seus dois filhos, de 4 e 8 anos] e outras 300 ficaram feridas no Líbano devido aos ataques de Israel.

Neste domingo, oito canadenses morreram e seis ficaram feridos durante bombardeios israelenses no sul do Líbano, segundo declarações do ministro das Relações Exteriores do Canadá, Peter McKay, dadas ao canal de televisão "CTV".

Do lado Israelense, ao menos 20 pessoas morreram [entre elas os oito militares e uma criança de cinco anos] e mais de 260 se feriram, vítimas de foguetes Katyusha lançados do sul do Líbano por membros do Hizbollah.

Somente neste domingo, ao menos oito morreram e mais de dez ficaram feridos, a maioria deles com gravidade, após o lançamento de pelo menos cinco foguetes Katyusha pelo Hizbollah, que atingiram a cidade de Haifa, terceira maior de Israel.

Em uma ação sem precedentes, cerca de 700 foguetes do Hizbollah atingiram 20 cidades israelenses, desde a última quarta-feira.

Leia mais
  • Estrangeiros começam a ser retirados do Líbano
  • Israel Ministro nega intenção de Israel de reocupar o Líbano
  • Israel nega que Síria seja alvo na ofensiva contra o Hizbollah
  • Processo de paz no Oriente Médio está "morto", diz Liga Árabe

    Especial
  • Veja fotos da atual onda de violência entre Israel e Líbano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página