Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2006 - 06h57

Israel já controla margem do rio Litani, em operação que pode demorar semanas

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

Unidades militares israelenses que invadiram sexta-feira (11) à noite o sul do Líbano para ampliar a sua ofensiva contra o grupo terrorista libanês Hizbollah já controlam terrenos próximos à margem do rio Litani, segundo fontes militares citadas neste sábado pela rádio pública.

Esse é o objetivo da missão determinada pelo primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e pelo ministro da Defesa, Amir Peretz, que ontem mandaram as Forças Armadas estenderem a ofensiva contra o Hizbollah até o Litani, a cerca de 30 quilômetros da fronteira.

O Hizbollah reconheceu que seus grupos de combate enfrentaram o Exército israelense perto do rio e afirmou ter destruído pelo menos quatro tanques inimigos.

A operação terrestre colocada em execução neste sábado pelo exército israelense no sul do Líbano pode "durar semanas", declarou o general Alon Friedman, chefe das operações da região militar norte.

"É uma operação por etapas. A primeira durará vários dias, para que possamos controlar o terreno. A segunda etapa, que consistirá em limpar o terreno, durará outros dias mais, inclusive várias semanas mais", declarou Friedman à rádio pública.

O comandante militar israelense também apontou que, "se for necessário, iremos mais além do rio Litani", em referência a um avanço das tropas israelenses para posições mais ao norte do Líbano e não apenas na parte sul do país.

Leia mais
  • ONU aprova resolução pedindo fim dos combates no Líbano
  • Governo libanês se reúne no sábado para discutir resolução da ONU
  • Veja cronologia dos confrontos

    Especial
  • Leia mais sobre a Guerra no Oriente Médio
  • Enquete: tropas libanesas podem barrar a violência entre Israel e Hizbollah?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página