NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Marcelo Leite
cienciaemdia@marceloleite.jor.br
  3 de julho
  Ciência em Dia
  Quem tem medo do genoma?
Já se falou muito esta semana, talvez até demais, do sequenciamento (decifração) do DNA que compõe a coleção de genes da espécie humana, também chamada de genoma humano. Apesar disso, ainda espanta ver como é difícil para pessoas comuns compreender –para não dizer assimilar- a natureza desse feito sem paralelo na história da biologia.
A Folha, assim como os principais jornais do mundo, deu grande destaque à notícia. Publicou o caderno especial "Genoma – É só o começo" , numa tentativa de contextualizar o anúncio, com oito páginas de reportagens e gráficos para dar uma idéia de suas muitas implicações científicas, sociais e culturais. O objetivo do caderno era mostrar o caráter histórico do sequenciamento, mas também o quanto há de exagero nas expectativas –tanto esperançosas quanto alarmadas- suscitadas pela pesquisa.
Em poucas palavras: o genoma abre um capítulo novo na biologia e na medicina, mas esse capítulo vai durar uns cem anos. Como disse o presidente Bill Clinton na cerimônia de anúncio na Casa Branca (veja cobertura cheia de links do jornal "The New York Times"), os filhos de nossos filhos talvez venham a conhecer o câncer somente como uma constelação no firmamento. Os filhos de nossos filhos, note bem.
Como notícia de ciência, o genoma é um paradoxo.
Galga manchetes, acende a imaginação, desperta esperanças em geral descabidas, mas também afasta.
Tudo parece muito difícil, complicado (e é; afinal, não poderia ser simples o resultado de 3,8 bilhões de anos de evolução). Provavelmente, perigoso. Abstrato, também: mais de 3 bilhões de letrinhas A, T, C e G enfileiradas, algo muito diverso de homens pisando na Lua. O que isso tem a ver com a cor dos meus olhos, o tumor de minha mãe e o sexo do meu filho?
Não será com 8, 11 ou 20 páginas de jornal que se conseguirá elucidar tudo isso, as muitas mediações e conexões entre genes e ambiente –para não falar do que a ciência simplesmente desconhece. Foi o que deixaram claro muitos leitores que procuraram a Folha depois de terça-feira. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas será que dá para explicar um pouco melhor?
Que dá, dá. Com anos e anos de estudo de ciências na educação básica e divulgação científica de qualidade (não com almanaques de curiosidades), cobertura sistemática e consequente do mundo da pesquisa no Brasil e no exterior. Fazer divulgação científica é como traduzir poesia: uma contradição nos termos, tarefa fadada ao fracasso por sua própria natureza, mas sem ela não seria possível entrar em contato com alguns dos produtos mais elevados do espírito humano.

Arte culinária

Se você não conseguiu entender nem o assunto desta coluna, por não ter noção do que seja genoma, não se sinta solitário. Segundo pesquisa Datafolha publicada hoje, esse é o caso também de mais de 90% dos paulistanos. Mesmo entre os entrevistados de nível superior há uma minoria (17%) de pessoas capazes de dar uma definição correta. Mas nunca é tarde para se informar, e um bom começo pode ser uma ilustração didática publicada no caderno especial "Genoma", comparando o próprio com uma estante de livros de culinária.

Site da semana

O repórter Nicholas Wade, do diário "The New York Times", escreve um excelente resumo semanal sobre ciência na Internet, a coluna "Week in Science" , um serviço informativo e interpretativo semelhante a esta "Ciência em Dia".


Aviso aos navegantes
Algumas das páginas de Internet indicadas exigem registro ou pagamento para acesso a seu conteúdo. No caso dos artigos científicos, a maioria é escrita em inglês.



Leia colunas anteriores
26/06/2000 - Achada em Marte a água que escasseia na Terra
19/06/2000 - EUA já discutem efeito estufa. E o Brasil?
12/06/2000 - DNA põe a pena de morte no banco dos réus
02/06/2000 - O outro imortal
26/05/2000 - O sumiço do Genoma



| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.