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  11 de outubro
  A polêmica dos "crássicos" (ou quando o Deep Purple derrubou o Led Zeppelin)
 

"Aye, Caramba"
Bart Simpson

A quarta-feira da semana passada, dia em que saiu a coluna sobre a imaculada "Stairway to Heaven", não acabou sem antes uma avalanche de e-mails entupir minha caixa-postal.

Só naquele dia 78 e-mails dispostos assim: mais ou menos 50% metendo o pau ("absurdo", "imbecil") e 50% a favor ("é isso aí", "não aguento mais"). A maioria das missivas que me espinafravam, queria dizer, não pegou o espírito da coisa.

Vou escrever de novo. Nem acho "Stairway to Heaven" ruim. Nem é o caso de não gostar do Led Zeppelin. Nem é por achar o Doors uma banda mala. O que pega é toda a engrenagem que está por trás de uma música como "Stairway to Heaven".

O que leva uma rádio brasileira a martelar músicas como essa de manhã, depois na hora do almoço, à tarde, aí é porque o ouvinte pede, depois toca à noite. E aí chega a hora de um programa com um nome tipo "Clássicos do Rock" e toca a música de novo?

E não é só com "crássicos". Um leitor me disse que tem uma certa rádio paulistana que, ele fez a experiência, toda a madrugada toca "Black Ns 1", do Type O Negative.

Novamente, "Black Ns 1", para mim, nao diz muita coisa, nem para o bem nem para o mal. Mas alguém me explica por que ela frequenta quase todas as madrugadas?

Continuando... Essa engrenagem do mal (esse nome é bom, vou adotar daqui para a frente) faz o ouvinte viver dentro de um universo de umas 50 músicas pré-selecionadas, que entra em alta-rotação para sempre nestas rádios e nem Cristo tira. Esse ouvinte vai cair no conto da "sonzeira incrível", do "crássico total" e não busca nada de novo, não compra disco (a não ser o ao vivo e o acústico e o greatest hits e o tributo desta banda X), não movimenta o mercado, não impõe revistas de música decentes, não atrai bandas para cá, não cria rádios atuantes.

Aí acontece o de sempre: as revistas não se firmam, a Igreja compra a rádio rock falida e transforma em gospel, a MTV vira o que virou, você escuta "Telefome" toda hora...

Mais dois causos recentes, para terminar esse papo.

Semana passada, cinco da tarde. Em um programa jovem e descontraído, apresentado por gente que eu considero manjar do riscado, com informação e algumas novidades. De repente é anunciado. "Chega de conversa. Vamos tocar um som?" E entra "Who Can It Be Now", da ilustríssima banda Men at Work. Não acreditei e mudei de estação. O lixo predominava e na inércia deixei, até que duas músicas rolaram e entrou "It Is a Mistake". De quem? Men at Work.

Alguém me explica o que acontece? Foi porque os caras tocaram no encerramento da Olimpíada e gerou um "boom" Men at Work que eu não percebi?

Às vezes, pela Internet, navego por umas rádios australianas, ótimas por sinal.

Nunca ouvi Men at Work lá. Mas no Brasil os caras são um sucesso inacreditável.

*

MAIS "STAIRWAY TO HEAVEN"

* Nem os senhores Page e Plant aguentam mais a música. Nas turnês mundiais que encararam (a última foi em 1998), os fas pediam, pediam. Mas o Plant, nas entrevistas, dizia que essa nunca mais.

* Em 1996, no show da dupla do Pacaembu, Page e Plant chegaram a zoar com os fãs brasileiros. No final de ''Since I've Been in Love with You'', Page chegou a dedilhar os três acordes de "Stairway to Heaven". O Pacaembu veio abaixo. Os caras riram e emendaram outra música. Os isqueiros ficaram apagados.

* Tem uma cena engraçada da comédia roqueira "Quanto Mais Idiota Melhor", do começo dos 90, produção americana do selo "Saturday Night Live" sobre referências culturais da era do rock, do cinema e da TV. No filme, todo mundo que aprende a tocar violão escolhe ''Stairway to Heaven'' como a sua primeira serenata.
Tem até uma loja de instrumentos musicais, com um cartaz na parede onde se lê: "É proibido tocar "Stairway to Heaven".

Enquanto isso, nas rádios brasileiras...

*

E NA PESQUISA SOBRE O 'CRÁSSICO' MAIS CHATO DEU...

Fiquei mal. Quem venceu não foi "Starway to Heaven", como eu havia pensado. O "crássico" mais insuportável é...

1. "Smoke on the Water", Deep Purple 35 votos

2. "Stairway to Heaven", Led Zeppelin 30

3. "Sultans of Swing", Dire Straits 28

3. "Another Brick in the Wall", Pink Floyd 25

4. "Light My Fire", Doors, e "Born to Be Wild", Steppenwolf 24

5. "Imagine", John Lennon 20

6. "Mercedes Benz", Janes Joplin, e "Tom Sawyer", Rush 16

7. "Losing My Religion", REM, e "Bohemian Rapsody", Queen 11

8. "Hey Jude", Beatles, e "Smells Like Teen Spirit", Nirvana 10

9. "Satisfaction", R. Stones, "The End", Doors, "The Logical Song", Supertramp" e "Boys Don't Cry", Cure 9

10. "Love of My Life", Queen, "Wonderwall", Oasis, "The Number of the Beast", Iron Maiden, "Bittersweet Symphony", Verve, "Sunday Bloody Sunday", U2 8

Entre outras que foram votadas estão:

"Who Made Who", AC/DC, "Owner of a Lonely Heart", Yes, "Blowing in the Wind", Bob Dylan, muitas outras dos Beatles e do Queen, "Hotel California", dos Eagles, "Here Comes Your Man", Pixies, "Fake Plastic Trees", Radiohead, "Jump", do Van Halen, "Cocaine", Eric Clapton, "Surfin' Bird", Ramones, "Money for Nothing", Dire Straits, e "Should I Stay or Should I Go", Clash.

*

LEGIÂO URBANA, RADIOHEAD E A PROMOÇÃO

Diante de tantos votos (8, na verdade) para a gigante "Faroeste Caboclo", epopéia musical do Legião Urbana, que muita rádio toca inteira e daria bem o lugar de umas tres músicas legais, nasceu a idéia.

E os nossos "crássicos", aquelas canções brasileiras imortais bem brazuca? Então, valendo TRÊS CÓPIAS de "KID A", o tão-falado novo CD da banda Radiohead, a enquete é a seguinte:

Quais os três "crássicos" brasileiros mais malas da história?

Os meus:

"Faroeste Caboclo", Legião Urbana

"Domingo", Titãs

"Pro Dia Nascer Feliz", Barão Vermelho

*

BATE E ASSOPRA

Ainda sobre a coluna da "Stairway to Heaven". Uma espécie de "melhores momentos" da polêmica.


"Tenho 37 anos e moro nos EUA há 15. Sou assíduo leitor da 'Folha' tanto do site como do jornal. Primeiramente gostaria de saber sua idade, pois o que você escreveu foi ridículo. (...) Simplesmente ridículo. (...) Todos os maiores críticos do mundo consideram as músicas que você disse ser chatas como obras-primas do rock e da música mundial. Será que a "Rolling Stone" está errada e voce está certo?
(...) Já enviei uma carta aos diretores da 'Folha' e a sua matéria para algumas revistas americanas."
S. Campos
Flórida-EUA


"E aí, Lúcio. Muito bacana sua coluna. Aí vai minha lista:
1) Pride (in the name of love), apesar de eu adorar o U2;
2) Cocaine, Eric Clapton;
3) Born to be wild, Steppenwolf.

Apesar de gostar dos três anteriores, eu não agüento mais ir a barzinho e ouvir pretensas bandinhas de rock sempre tocarem estas músicas, onde idiotas que se acham rebeldes ficam repetindo em coro com a "banda", em seu inglês embromation o famoso "Shi don lai, shi don lai, shi don lai: Oquei!"
Karim Mahmud da Maia Abou Fares
Curitiba - Paraná



"Caro Lúcio, essa crítica sua é simplesmente ridícula. Acho que se o jornalista não tem nada de interessante pra falar e muito menos criatividade para construir uma matéria ou reportagem interessante, é melhor ficar calado a ficar construindo 'picuinhas' irrelevantes e desnecessárias no meio musical como essa que o senhor inventou em sua coluna sob o título de 'Existe música mais chata que Stairway to heaven'. Já que você se acha no direito de julgar tão bem é porque entende muito e tem uma imensa capacidade musical, então vai fazer melhor."
Bruno Botelho


"Cara, tu és um tapado. Pensas que sabe alguma grama de rock? Só essa tua cara de retardado estampada sobre a manchete já diz tudo. Procura te informar mais sobre o assunto, entender mais... sei lá.
Ass.: um fã do Led Zeppelin"
Valério J.



"Adorei a sua coluna sobre "Stairway to Heaven"... Realmente dá nojo de ouvir... E o pior é que, quando voce está com um violão na mão, sempre tem um esperto que manda. 'E aí, véio. Toca AQUELA do Led'."
Gilsemar Valla
Curitiba-PR


"Excelência: Admita, admita, ainda que por breves momentos, que nós pobres mortais que não gostamos de Primal Scream e outras bandas de 15 minutos possamos ter opinião diferente da vossa! E viva ‘Stairway to Heaven’! Saudações, PS: tirando a soberba, sua coluna é ótima."
Joel Toviu


"Antes de citar as músicas mais chatas, quero contar um fato ocorrido: no show do Bad Religion do Close-Up Planet Festival, a banda começou a tocar ‘Stairway to Heaven’, de zoeira. Sabe o que aconteceu então? O público começou a cantarolar ‘...and she's buying a stairway to heaven...’. O vocalista então falou: ‘I can't believe you know the f***ing words to this song!’ Foi embaraçoso."
Daniela Milan Souza
São Paulo-SP


"Caro amigo Lúcio. Apesar de não concordar com sua opinião sobre 'Stairway to Heaven' ser chata, aí vai minha opinião. Afinal, eu quero mesmo é ganhar o prêmio...
1. Cocaine - Eric Clapton
2. Hey Jude - Beatles
3. Hotel California - Eagles
Um abraço"
Claudinei
Sao Paulo-SP


"Aí vai minha escolha.
- Smoke on the Water - Deep Purple
- Kashmir - Led Zeppelin
- Light My Fire - Doors
É isso aí. Tomara que meu irmao leia tua coluna e se toque de alguma coisa....
Abraço."
Renato
Sao Paulo-SP


"Bom dia. Mais como músico com experiencia de 10 anos tocando pelo país afora, do que como fã do bom, velho e clássico rock'n'roll, eu tenho que escrever esse e-mail porque fiquei chapado com o que eu li na sua reportagem.
Às vezes é preciso termos a noção do rídiculo ao emitirmos nossas opiniões, e ainda mais para o mundo inteiro ficar sabendo..."
P. Chicherchio


"Caro Lúcio. Sem comentários essa sua coluna falando de músicas insuportáveis. Querer misturar músicas do Led com Nirvana as equiparando é no mínimo digno de pena. Você deveria deixar de escrever coluna de música e ir escrever sobre culinária, xadrez, corte-costura ou até mesmo comentar o campeonato de bola de gude de seu bairro. Eu lamento profundamente um dia ter lido o que você escreveu, eu juro que se um dia te encontrasse na rua te agrediria. (...)
PS: Processe-me se achar coerente. Mando todos os meus dados.
Vitor Bemvindo Vieira

*

ROCK IN RIO 3

Você acha que só falo mal de tudo? Três vivas ao Rock in Rio 3. Confirmar Beck e principalmente Neil Young (e mais Foo Fighters, REM, Queens of the Stone Age...) é motivo para ir a pé de São Paulo (no meu caso, claro) ao Rio.

Outro parênteses: Se bem que o Beck anda fazendo um show meio chatinho de uns anos para cá... Mas está valendo.

E você? Qual é o show que o faria ir ao Rio de qualquer jeito?


De sua opinião aqui .

*

FÓRUM RADIOHEAD

A moçada ainda está discutindo o álbum "Kid A", o novo do Radiohead. Dá para expressar sua opinião por aqui . O consenso é de que o disco é estranho pacas, mesmo.

Mas teve um comentário legal/curioso. Dá uma olhada:

Autor: Marcelo Santos

Cidade: Brasília

País: Brasil

"Eu gostei do Kid A (mas tb minha opinião é meio enviesada: gosto muito mais dos Beatles de "Tomorrow Never Knows" do que os de "She Loves You", por exemplo). Mas, já antes de ouvir, a impressão que eu tinha era de que a banda queria lançar o disco mais bosta que eles conseguissem fazer, só pra ver a reação de crítica e público. Tipo pra medir o quanto de babação de ovo estaria presente nas opiniões e resenhas que apontavam os caras como "melhor banda de rock do mundo" ou coisa do tipo. Ou seja, imaginava que seria algo do tipo "vamos fazer um disco que nego vai detestar, só pra ver se eles vão dizer que acharam genial só porque é do Radiohead". Cheguei a essa conclusão com um pensamento talvez simples demais, mas vejam só: será que as críticas positivas que o Kid A recebeu até agora teriam vindo se fosse um disco de alguma banda underground israelense? Acredito realmente que a intenção tenha sido de zoar no disco; acidentalmente, agradou a alguns malucos como eu, que gostam de música zoada mesmo (e eu nunca gostei de Radiohead, sempre achei os caras a banda mais sobrevalorizada da atualidade). Mas é difícil acreditar que a pessoa que escreveu que o disco era "genial" naquela seção Drops do site da MTV (aquele canal que passa clipes de extremo bom gosto de Travessos e É o Tchan e faz acústicos com gente tão fina como Lulu Santos e Art Popular), por exemplo, tenha realmente achado isso."

*

INDIEPENDÊNCIA OU MORTE

Parada que nao dá para perder acontece sábado e domingo próximos a 1S Mostra de Cultura Independente, com debates, exposições, moda, rádio local e estandes de CDs, cassetes, compactos, zines, livros e vídeos. Como se não bastasse, shows ao vivo da melhor qualidade:

sábado

- Dominatrix

- Fishlips

- Grenade


domingo

- Hang the Superstars

- Sala Especial

- The Butchers' Orchestra

O evento indie será realizado na Funarte, em Sao Paulo, das 10h30 rs 22h. O ingresso para cada dia sai R$ 3 ou R$ 2 + um agasalho. A Funarte fica na Alameda Nothmann, 1058, ao lado do metrô Santa Cecília.

Pode ser o começo do fim do mundo como nós o conhecemos. E eu me sinto OK.

E, para completar a agitação indie, na sexta está programado para SP o 1º Bailão do CardosOnline, e-zine gaúcho maneiro entregue em sua caixa-postal, mediante assinatura singela no www.cardosonline.com.br.

A festança empregnada de rock bão e shows das bandas Blemish e Malditos Ácaros do Microcosmos vai rolar no Orbital, na Rua Augusta, 2849. O ingresso sai por 3 mangos.

*

RÁPIDAS, PORÉM BOAS

* A Mostra Internacional de Cinema vai pôr os ingressos à venda no próximo sábado. Mas só as permanentes. O ingresso simples para um único filme só será vendido no dia da sessão. Ou seja: é ficar muito esperto para conseguir o ingresso de "O Lixo e a Fúria", documentário magistral sobre os Sex Pistols, que ainda nao tem dia certo para passar. Fique ligado neste espaço. Quando a Mostra soltar sua programação final, eu escrevo aqui quais sao as datas.

* Shows bãos nesta quinta, no Borracharia (Rua Mourato Coelho, 1343, SP). A banda gaúcha Walverdes empunha seu rock "de Sonics a Mudhoney, de Who a Nirvana" para lançar novo EP. Para abrir, tem o Red Meat, barulheira dos 90 para cima do "groove dos 60". Falei?

* "Howdy", nova beleza da banda escocesa Teenage Fanclub, que ainda não foi lançada, já está à disposiçao no Napster amigo. Tá esperando o quê?

*E, para completar a agitação indie, no sábado está programado para SP o 1º Bailão do CardosOnline, e-zine gaúcho maneiro entregue em sua caixa-postal, mediante assinatura singela no www.cardosonline.com.br.

A festança empregnada de rock bão e shows das bandas Blemish e Malditos Ácaros do Microcosmos vai rolar no Orbital, na Rua Augusta, 2849. O ingresso sai por 3 mangos.

*

PROMOÇÂO DA SEMANA

Curto e grosso, os vencedores dos três kits da filme-meleca "Todo Mundo em Pânico", paródia de filmes de terror que está em cartaz.
Paulo S.B. Filho

("Smoke on the Water", "Born to Be Wild" e "Fear of the Dark", do Iron Maiden)
Anna Allegrucci

("The Number Of The Beast", "For The Love Of God", do Steve Vai, e "Aqualung", do Jethro Tull)
Rita Carvalho

("Sultans of Swing", "Sunday Bloody Sunday" e "Love of My Life")

*

PRÊMIOS ATRASADOS

Atraso de gravadora, atraso do colunista, desordem, bagunça. Alguns prêmios estão atrasados, sorry. Tudo estará regularizado até segunda-feira. Prometo.

*

POP DEZ, A RÁDIO

A POP DEZ, a rádio desta coluna, vai virar Pop Cem. No ar, praticamente todas as músicas que eu toquei nos últimos tempos. É sintonizar e ouvir. Aqui.

E até a semana que vem, com a conspiração que abalou a música brasileira.


Leia colunas anteriores
04/10/2000 -
Existe música mais chata que "Stairway to Heaven"?
27/09/2000 -
Novo Radiohead, terça, no Brasil
20/09/2000 -
Os discos do século e o disco do Paulo Miklos
13/09/2000 - Eu amo o Rock in Rio
06/09/2000 - A agenda da felicidade


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