NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Magaly Prado
mprado@folhasp.com.br
  17 de junho
  Brega, pagode ou popular. Pode escolher
 

Saiu a pesquisa do Ibope da Grande São Paulo. E novamente questiono: quem já foi entrevistado pelo Ibope? E ninguém me responde. A Transcontinental não garantiu o primeiro lugar porque não toca "Morango do Nordeste" nem com o Karametade, nem com o Lairton e seus Teclados. A Cidade volta a reinar absoluta no posto porque não toca "Amor I love You" com Marisa Monte, e a Nativa conquista, porque mistura Ray Charles com Leonardo no "Toque de Amor". E nada de novo no dial. A nova Nova FM caiu ainda mais (do 25º para o 26º) depois que virou MPB. Pudera! Põe no ar de Engenheiros a Capital. É de lascar. O baticum da Energia 97, coqueluche dos adolescentes, pelo menos ultrapassou a breguice da Emoção FM. Já a Antena 1, estabilizadona na posição que pretende ter _acredito que para atingir o público adulto contemporâneo não precisa sair do meio do dial_ acabou passando à frente da Transamérica. E daí? Até a Aleluia ganhou mais ouvintes do que a CBN...
Então faço outra pergunta. Alguém já trabalhou fazendo pesquisas para o Ibope?
Como última colocada nas pesquisas de audiência, a USP FM (7.121,02 mil ouvintes), ainda sitiada, reprisa sua programação.
Mas, se você preferir ouvir na Internet o programa "Planeta Som", voltado para world music, clique aqui.
Comandado por Magda Pucci, "Planeta Som - A música de todos os povos", veiculado desde 94 na USP FM, aos sábados às 10h30, com reprise aos domingos às 16h, é retransmitido em quatro cidades alemãs via satélite e na WEB através de uma parceria com a rádio SFB4 MULTIKULTI. O programa mostra um repertório que consiste em gravações da música étnica mundial, apresentando todas as tendências, da world music à música tradicional de raiz. Destaque para lançamentos, tanto nacionais quanto internacionais. Magda alterna programas temáticos como, por exemplo, os sons das planícies de Tuva ou as músicas de Bali e africanas. Apresenta ainda perfis de artistas consagrados, como o sitarista indiano Ravi Shankar e o cantor sufi paquistanês Nusrat Fateh Ali Khan.
Mas, não se apoquente. De vez em quando acontece de girar o dial e ouvir a surf music de Dick Dale na Brasil 2000 FM, às 7h45 da manhã. Ou aprenda como ouvir ópera com o maestro Walter Lourenção, na Cultura FM, em dois programas: "Cena Lírica", quintas-feiras, às 21h, com reapresentação aos sábados, às 10h, e "Teatro de Ópera", aos sábados, às 15h. Ele dá informações de caráter histórico, estético, técnico, comparações vocais, traduções de sequências etc.
Ainda na emissora, para quem perdeu o show do grupo Nuova Compagnia di Canto Polpolare, o "Cultura ao Vivo" transmite a gravação no dia 29 de junho, às 22h.
E por falar em Cultura FM, a de Brasília, nos 100.9 mhz _que é diferente da Cultura FM de São Paulo, segmentada em música clássica_ vale como dica para quem gosta de som alternativo. Pena que, por problemas técnicos, não dá para ouvir a rádio ao vivo. Mas a promessa é para breve. O destaque vai para Zé Côco do Riachão, homenageado por Aparício Ribeiro e Wolmi Batista no programa "Violas e Violeiros", de segunda a sexta, às 6h.
Confira a programação aqui.

*

Clique
aqui para conhecer as emissoras e frequências (FM e AM) da Grande São Paulo


Leia colunas anteriores
10/06/2000 - Rádios na Internet? Não. Apenas listinha de músicas 03/06/2000 - Cadê as rádios realmente livres?
27/05/2000 - Não é o que parece
20/05/2000 - Questão de cidadania
13/05/2000 - Primeiro lugar? Não quero!



| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.