Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
09/08/2010 - 11h46

Pedro Barros conta como é a vida de adolescente skatista profissional

Publicidade

ELISANGELA ROXO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pedro Barros, 15, é o skatista campeão da modalidade park da última edição do X-Games. O adolescente catarinense vive pelo mundo por causa do esporte. Agora mesmo está nos Estados Unidos participando de outras competições e volta para a casa em Florianópolis só em setembro.

Confira a entrevista que ele deu por e-mail para o Folhateen. Fala, Pedrinho!

FOLHA - Como foi pra você entrar nesse mundo do skate?
PEDRO BARROS - Na verdade, não lembro. Só sei da historia. Eu tinha 11 meses e o skate era o brinquedo preferido, que usava para me transportar pela casa. Meus pais também andam de skate, assim como todos os amigos deles.

Quantos skates você tem?
Tantos quanto eu quiser. No esporte, quando você tem patrocínio, tem também material à vontade. Um shape dura pouco na mão de um skatista profissional porque precisa trocar sempre.

Quais fatores considera na hora de escolher o shape? Tem algum artista favorito?
Eu tenho o modelo que meu patrocinador faz aqui no Brasil e um nos Estados Unidos. Tem que ser leve e resistente. O desenho brasileiro eu dei a idéia e o artista e skatista Barneiro desenhou.

Qual seu ídolo no esporte?
São vários. Entre eles, o Léo Kakinho, que é compadre do meu pai, um ícone do skate brasileiro e me ensinou quase tudo. Tenho outros "professores" como o Marcelo Kosake, Rodolfo Ramos, Wagner Ramos, Oscar Mad e também os que são meus ídolos, mas só vi em filmes, como Bob Burniquist, Nilton Neves, Dany Way e Tony Turillo.

O que significa skate hoje pra você? Pretende trocar de carreira quando for mais velho?
Meu pai me ensinou que temos que viver em busca da felicidade. Se a minha continuar sendo o skate, jamais sairei dessa profissão. O skate rende muito dinheiro e é muito respeitado. Se eu tenho essa vocação, então está tudo certo.

Onde você costuma treinar?
Eu não treino, não tenho rotina, ando de skate com os amigos, só isso. Fora o skate, cuido do meu corpo com fisioterapia. Sofro muito com impacto e preciso fortalecer meu físico.

Divulgação
Pedro Barros
Pedro Barros foi o campeão da modalidade park da última edição do X-Games

Vai continuar morando em Floripa quando voltar para o Brasil?
Sempre. Ninguém me tira do Rio Tavares, em Floripa. Adoro a minha comunidade. Eles são minha família.

Pode dar dicas pra quem também pretende ser um profissional?
Ande com amor ao skate e não pelo dinheiro. Skate é uma diversão e uma arte. Tem que estar bem consigo mesmo para isso acontecer.

Você é bom aluno? Como concilia as viagens, por conta das competições, com as aulas?
Sou, na medida do possível, pois falto em muitas aulas para as viagens de competições. Gosto de tudo um pouco das matérias da escola.

Com tantas viagens, escola e outros compromissos sobra tempo para namorar?
Claro, mas nada sério, só amizade colorida.

Qual sua banda favorita?
Raimundos, Ramones, Marcelo D2. Raimundos é o melhor rock do Brasil disparado. A qualidade do rock deles não existe mais nos dias de hoje. O Marcelo é autentico e sobre os Ramones, sem comentários. Eles são os Ramones, né?

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Publicidade

  • Carregando...

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página