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Brainstorm
Ideias compartilhadas
Como escolher quem será promovido na empresa?
Barbara Toth
diretora da D&A Consulting
Ao planejar a sucessão para um cargo, é preciso dispor de critérios objetivos, opiniões qualificadas e fazer previsões, diz Barbara Toth, 39, diretora da D&A Consulting, que faz avaliações comportamentais. "Você mexe com a vida das pessoas e diz quem tem e quem não tem potencial. Por isso, é preciso atuar com muita seriedade."
FAÇA UM TEATRO
Para auxiliar na escolha, aplique questionários comportamentais e simule situações em que os candidatos ajam como se estivessem no cargo pretendido
INDIQUE O FUTURO
Elabore planos de sucessão para bons profissionais, mesmo que não haja possibilidade de promoção hoje. O planejamento deve ser revisto anualmente, com base nos resultados apresentados
ACOMPANHE DE PERTO
É recomendável ver, a cada 12 meses, se o profissional está dando conta do que você previu. O plano de sucessão é algo dinâmico: as exigências e as metas sempre mudam. Faça essa avaliação periodicamente
NÃO OLHE SÓ O PRESENTE
Alguém com bom desempenho hoje pode não se dar bem em outro cargo. É preciso adotar critérios como performance em ascensão, destaque em projetos e resultados maiores do que os esperados