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Empresas facilitam venda de passagens de ônibus

Serviços virtuais permitem comparar e comprar bilhetes de diferentes viações

DE SÃO PAULO

Novas empresas têm a pretensão de massificar no mercado rodoviário algo já comum no setor aéreo: a comparação de preços e a venda de passagens pela internet.

O objetivo é centralizar essas informações para que o cliente não precise saber qual viação faz o trajeto desejado. Basta indicar origem e destino e analisar as opções disponíveis.

"Em 2012, menos de 10% dos bilhetes rodoviários foram vendidos on-line", diz Breno Moraes, 27, diretor-executivo da Brasil by Bus, empresa criada no fim do ano passado e que espera vender 300 mil bilhetes em 2013. A porcentagem foi calculada por Moraes com base em dados de empresas parcerias.

Hoje, o sistema permite a compra de viagens de 30 companhias de transporte.

A paulista Chegue.Lá e a carioca Embarcou.com também entraram nesse mercado recentemente.

Para faturar, elas cobram uma comissão que varia entre 6% e 11% do valor do bilhete.

Felipe Arenales, 25, sócio-fundador da Chegue.Lá, conta que resolveu criar sua empresa por causa de uma dificuldade pessoal.

"Eu estudei em São Carlos [interior de São Paulo], mas minha família é de Presidente Prudente."

Ele fazia o trajeto de ida e de volta todos os meses e diz que a venda de bilhetes no guichê era inconveniente: era necessário ir à rodoviária para adquiri-los com antecedência. "Essa rota não era vendida pela internet."

A Embarcou.com usa a estratégia de também facilitar o cancelamento da viagem. Não é preciso ir até um posto de venda para desistir da compra e reaver o dinheiro.

"Cancelar é tão fácil quanto comprar: a pessoa pode fazer isso sozinha de casa, sem ir ao guichê", explica Luis Henrique Gomes, 32, um dos fundadores da companhia.


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