Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O faminto

Comida sem frescura

Restaurante, mercearia e açougue

No Abu Ali, a partir das 10h, os frequentadores do bairro já formam fila para esperar pelos shawarmas

ANDRÉ BARCINSKI

Nada melhor que "descobrir" um novo lugar para comer, mesmo que ele já exista há 13 anos. É o caso do Abu Ali, um restaurante árabe no Pari, que conheci recentemente, por indicação de um leitor.

O Abu Ali fica em frente à mesquita do Pari. Abre das 8h às 20h, todos os dias. À primeira vista, parece mais uma mercearia, com um grande balcão na frente, onde ficam expostos pães e doces árabes. O doce mais popular da casa é o folhado de creme de nata.

Na entrada, há também os fornos em que são preparadas as carnes para os shawarmas, deliciosos sanduíches de carne enrolada em pão sírio e servidos com especiarias. Às 10h, os frequentadores do bairro já começam a formar fila.

O Abu Ali também funciona como um açougue, vendendo carne halal, preparada de acordo com os códigos religiosos islâmicos. O restaurante não serve bebida alcoólica.

O leitor que me deu a dica chama-se Eduardo, e sua descrição do local foi instigante: "Parece que você está em Cabul; havia várias mulheres cobertas com véus muçulmanos. (...) Eu comi um shawarma de frango e meus amigos, de carne. Estava divino. Comemos também algumas esfihas e quibes e tudo estava fresquinho e excelente. A frequência é bem variada, havia até alguns policiais vestidos como Rambo."

No dia em que visitei o Abu Ali, não vi os policiais, mas uma turma de um clube de motociclistas, devidamente vestidos como "Easy Riders", se misturava às famílias e a funcionários de lojas das regiões do Brás e do Pari.

Fui com dois amigos, e nos esbaldamos. Os pratos principais --kaftas, quibe cru, fígado bovino cru, linguiça árabe-- são vendidos por peso e montados na hora. A salada de tabule e o prato com seis falafels estavam fresquinhos e cobertos com delicioso iogurte. Os quibes e esfihas (R$ 2 cada um) também estavam muito bons.

A conta para três pessoas não chegou aos R$ 70. Virei freguês do Abu Ali (rua Barão de Ladário, 922, Pari, tel. 0/xx/11/3227-3535)

NA PRÓXIMA SEMANA
Alexandra Forbes


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página