Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

"São Paulo é o melhor lugar para comer em um japonês fora do Japão"

MARI HIRATA ESPECIAL PARA A FOLHA, DO JAPÃO

Nos anos 80, quando viajávamos pelo mundo, sempre encontrávamos restaurantes chineses nas grandes capitais. Comer neles era uma maneira de fugirmos da cozinha local. Aquele menu com números em vez de nomes de pratos nos tranquilizava e nos levava a um terreno conhecido de rolinhos primavera, legumes salteados e yakisobas.

Hoje encontramos muito mais restaurantes japoneses mundo afora. Mas tem ainda o problema dos ingredientes. É preciso ter frescor e qualidade. Difícil não pagar uma fortuna por algo autêntico. São Paulo é a rara exceção. Sempre sugiro ao menos um japonês quando me pedem para indicar restaurantes no Brasil. Isso porque, fora do Japão, é o melhor lugar para comer em um bom japonês!

A moda dos restaurantes japoneses não é de agora. E não se fazem saquês e shoyus nacionais em poucos anos, não se plantam bardana, raiz de lótus, daikon, limão yuzu, em uma geração. E, apesar de o nosso peixe ser maltratado, temos sempre um nissei que consegue peixe fresco o suficiente para um bom sashimi.

Quando explico isso aos chefs do Japão, eles sonham com o Brasil. E todos que foram não voltaram mais!

É essa leva de novos cozinheiros japoneses que está elevando a qualidade dos restaurantes japoneses no Brasil. Mas não só eles. Os brasileiros, descendentes de japoneses ou não, estão vindo em peso aqui para o Japão, para estudar ou estagiar, levando a cada volta ao Brasil novidades e conhecimento.

A cada ida ao Brasil, fico mais entusiasmada com a popularização dos pratos japoneses. Há endereços em São Paulo que não perdem para os estrelados japoneses. Surgem os tempurayas, izakayas, lamenyas... Aproveitem!


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página