Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cozinha Paulista

Cozinha paulista é tema de bate-papo

Folha e rádio CBN promovem evento no MIS, com entrada gratuita; chef Jefferson Rueda é um dos convidados

Com influência de negros, índios e portugueses, a cozinha típica de São Paulo pode estar em declínio

DE SÃO PAULO

No sábado, dia 8, a Folha promove um bate-papo em parceria com a rádio CBN no MIS (Museu da Imagem e do Som). O tema será o mesmo que inspirou esta edição do "Comida": cozinha paulista.

É a primeira vez que a parceria entre o jornal e a rádio -o "Comida" tem dois boletins semanais na CBN- promove debate, com presença de público e gratuito, transmitido ao vivo nos 90,5 FM.

Nele, Luiza Fecarotta, repórter do caderno, e a âncora do programa CBN São Paulo, Fabíola Cidral, receberão três convidados.

São eles: o premiado chef Jefferson Rueda, que faz uma cozinha que apelidou de "ítalo-caipira" no restaurante Attimo; o sociólogo Carlos Alberto Dória (leia texto dele abaixo sobre o quadro "Cozinha Caipira", de Almeida Jr.), e o cozinheiro e estudioso Ocílio Ferraz, que tem um restaurante no Vale do Paraíba.

A discussão de uma hora de duração -das 11h às 12h- passeará por temas da típica cozinha paulista, que, segundo a hipótese de alguns especialistas, está em declínio.

O assunto já foi abordado em reportagem da Folha, na qual a tese foi sustentada por chefs como Ivan Achcar, da Casa da Fazenda, pela socióloga Rosa Belluzo e pelo próprio Carlos Alberto Dória, que mostra um "paulista com vergonha de ser caipira".

O bate-papo irá percorrer as vertentes dessa gastronomia -a cozinha caipira, a cozinha caiçara e a cozinha da metrópole, com influência marcante de outros países.

Tudo isso para dar forma à culinária típica de São Paulo, meio disforme, simples, marcada pela presença do milho, do porco e da galinha.

Para acompanhar a conversa, o trio Gato com Fome mostrará sambas tradicionais e bem-humorados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página