Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tiroteio atrasa 'corrida da paz' no Alemão

Barulhos de tiro perto dos pontos de chegada e partida da prova assustaram atletas no complexo de favelas do Rio

Secretário determinou uma investigação para identificar 'resquícios do tráfico' na área, que abriga UPPs desde 2012

MAIRA RUBIM COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Um tiroteio assustou os atletas e atrasou em uma hora o início da corrida "Desafio da Paz", realizada no Complexo do Alemão (zona norte do Rio) na manhã de ontem.

O incidente, que não deixou vítimas, fez o governo determinar a abertura de uma investigação para indicar criminosos e sufocar "resquícios do tráfico" na região, segundo o secretário José Mariano Beltrame (Segurança Pública).

Prevista para as 8h, a largada só aconteceu por volta das 9h. Enquanto os inscritos se preparavam para a prova, era possível ouvir disparos em um local próximo ao ponto de partida da corrida, às 7h40.

"Fiquei muito assustada quando ouvi o barulho de tiros. Vi os policiais correndo e as pessoas se abaixando", afirmou Roberta Ribeiro.

Por volta das 8h50, houve outro tiroteio. Dessa vez, próximo ao ponto de chegada.

Para Beltrame, que esteve pela manhã no local da corrida, a "ação foi totalmente irresponsável e criminosa, oriunda de resquícios de uma facção que reinou absoluta aqui durante décadas".

Desde julho de 2012, foram instaladas bases de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) no Alemão.

"Mesmo que enfraquecido, esse grupo [criminoso] ainda tem algumas pessoas que acham que vão afastar a polícia daqui. Isso não vai acontecer", afirmou.

O secretário disse que há "um trabalho de inteligência" no Alemão e, após a investigação, será determinado se há necessidade de reforço no policiamento com mais homens alocados no complexo.

Beltrame chegou ao local às 9h, logo depois do tiroteio

Ele disse que haverá uma reunião com "outros representantes do poder público" para definir a estratégia dessa investigação. Também será apurado de onde partiram os tiros, afirma ele.

DESISTÊNCIA

Ontem, policiais militares já revistavam veículos e o Bope (Batalhão de Operações Especiais) reforçou a segurança no Complexo do Alemão. O helicóptero da PM também foi acionado.

O reforço do policiamento não evitou desistências na prova. "Meus amigos mandaram uma mensagem avisando sobre os disparos. Achei melhor deixar de correr. Como eu, muitos outros desistiram", disse Raúl Santiago, morador do Alemão.

Cerca de 2.000 pessoas participaram da prova, cujo trajeto era de cinco quilômetros pelas ruas do complexo.

Na semana passada, o comércio do Alemão amanheceu fechado na quinta-feira e permaneceu assim na sexta, após um tiroteio no local na noite de quarta que teria envolvido traficantes e a polícia. Um suposto criminoso morreu no confronto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página