Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Folha lança simulado para o Enem com 180 testes e redação

Exame foi desenvolvido com a empresa educacional Adaptativa; inscrições devem ser feitas pela internet

Prova terá a mesma tecnologia de correção usada pelo MEC e vai gerar boletins com análise de desempenho

SABINE RIGHETTI DE SÃO PAULO

A Folha está lançando, em parceria com a empresa de tecnologia educacional Adaptativa, as inscrições de um simulado on-line para o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), do MEC.

A prova trará questões objetivas e redação. Serão 180 perguntas inéditas, desenvolvidas pela equipe de professores da Adaptativa, distribuídas pelas quatro áreas do conhecimento do Enem: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e redação e matemática.

Para fazer o simulado Folha-Adaptativa, basta se inscrever gratuitamente no endereço www.simuladofolha.com.br/enem/2013.

Os inscritos poderão fazer a prova entre os dias 16 e 22 de setembro, no horário de sua preferência. Cada etapa deve ser concluída em até quatro horas e meia.

CORREÇÃO

As questões serão corrigidas com a mesma tecnologia adotada pelo MEC, a TRI (Teoria de Resposta ao Item).Esse sistema confere maior pontuação às questões mais difíceis, considerando o índice de acerto das perguntas no grupo que faz o exame.

A TRI também permite reduzir o peso das perguntas aparentemente "chutadas" pelos estudantes. Com isso, 150 acertos não significam necessariamente 150 pontos na prova --depende de quais questões foram respondidas corretamente.

O boletim com as notas e a análise de desempenho individual de cada participante estará disponível a partir de 4 de outubro, no mesmo site www.simuladofolha.com.br/enem/2013.

O estudante que obtiver o maior número de acertos na parte das questões será premiado com um tablet.

"Conferir o resultado é importante porque o aluno tende a estudar sempre aquilo de que gosta e em que vai bem. Com o relatório, ele saberá exatamente a quais áreas precisará se dedicar mais", explica o engenheiro Clécio Lima, da Adaptativa, um dos responsáveis pela elaboração do simulado.

O estudante terá cerca de um mês para aprimorar seus pontos fracos. A prova nacional do Enem será feita nos dias 26 e 27 de outubro.

REDAÇÃO COLABORATIVA

O simulado Folha-Adaptativa traz ainda uma novidade nesse tipo de exame eletrônico --a redação, cuja correção será feita de maneira colaborativa pelos próprios alunos.

Depois de receber o texto corrigido, o estudante será convidado a reescrevê-lo e a submetê-lo novamente.

O sistema já existe em sites internacionais de aprendizado de idiomas. No Brasil, em simulados para o Enem, é novo. "Sabemos que os estudantes aprendem muito lendo e corrigindo textos uns dos outros", diz Lima, da Adaptativa. "Esse sistema permite ao praticante melhorar o texto."

O usuário mais participativo na correção das redações também ganhará um tablet.

IMPORTÂNCIA DO EXAME

Tirar uma boa nota no Enem é fundamental para ingressar em grande parte das universidades do país, especialmente nas públicas.

A nota do exame também é usada para a seleção de bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos) e do programa internacional do Ciência sem Fronteiras.

De acordo com especialistas em educação, a importância do exame tende a crescer.

"Enquanto houver um governo de continuidade ao do Lula, que criou o Enem, o exame continuará ganhando importância", analisa o professor Marcelo Prado, idealizador da coleção "Guia Prático do Enem", que prepara alunos para o exame.

A prova começou a ser aplicada em 2004. Em 2013, o Ministério da Educação registrou recorde de inscritos: 7,8 milhões de estudantes. Isso significa um contingente de 1,3 milhão de alunos a mais do que no ano passado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página