Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cubanos fazem teste antes de ir para o interior

AGUIRRE TALENTO DE FORTALEZA DANIEL CARVALHO ENVIADO ESPECIAL A VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PE)

Os profissionais estrangeiros do Mais Médicos, em sua maioria cubanos, simularam atendimentos médicos em português ontem para serem avaliados no domínio do idioma.

Foi o último dia do curso preparatório de três semanas do programa.

Eles tiveram que se comunicar em português com um paciente fictício e depois escrever um diagnóstico dele. Em Pernambuco, os professores do curso interpretaram pacientes com hanseníase.

"O paciente fazia tratamento há três meses e queria saber se poderia terminá-lo. Acho que fui bem. Fiz relatório, examinei e indiquei o tratamento", disse o cubano Leonardo Arias, que embarca neste fim de semana para Belo Horizonte, de onde seguirá para Icaraí de Minas (MG), onde trabalhará nos próximos três anos.

AVALIAÇÃO

A partir da simulação, eles foram avaliados por integrantes do Ministério da Educação, que darão a nota final dos estrangeiros.

O Ministério da Saúde afirma que, caso eles sejam reprovados, não poderão atuar no programa.

Como o ministério demorou para dar entrada nos registros dos estrangeiros nos CRMs (Conselhos Regionais de Medicina), os pedidos ainda não foram respondidos e o início da atuação deles, que seria na segunda-feira, foi adiado em uma semana.

Com isso, os médicos estrangeiros passarão mais uma semana de aulas, mas desta vez todos já irão para os Estados onde vão trabalhar (atualmente, os estrangeiros só estão tendo aulas em quatro capitais).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página