Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Rock in Rio 2013

Metallica encerra dia dominado por heavy

Banda sueca Ghost foi a surpresa da noite

THALES DE MENEZES ENVIADO ESPECIAL AO RIO

À 0h35 de hoje, o Metallica entrou no palco Mundo do Rock in Rio para encerrar a quarta noite do festival, no seu chamado "primeiro dia de metal". O segundo será no domingo, com o Iron Maiden encerrando esta quinta edição.

Abrindo com "Hit the Lights", de seu primeiro álbum, "Kick Em All", de 1983, o quarteto americano começou a executar um set list que prometia muitas canções de seu disco mais impactante, "Metallica", de 1991.

A aparição da banda saciou milhares de fãs vestidos com camisetas pretas que andavam pela Cidade do Rock desde a abertura dos portões, às 14h.

Mas, antes de o Metallica agitar as 85 mil pessoas presentes, a surpresa do dia veio da Suécia.

Parece difícil levar a sério uma banda de heavy metal na qual o vocalista se veste como um zumbi, usando roupas que remetem às de religiosos católicos (e se chama Papa Emeritus 2) e seus instrumentistas encapuzados não têm nome.

Mas o Ghost fez um grande show, um dos melhores do Rock in Rio 2013.

O som é lento e pesado, como se os guitarristas não escutassem nada além de Black Sabbath. As simulações de canto gregoriano caem bem nas canções que ficam entre o épico e o soturno.

Não é necessário ter conhecimentos de inglês ou latim (espécie de segundo idioma da banda) para notar a temática satanista.

Nomes de músicas que podem ser traduzidos por "Rainha Zumbi" ou "Devoto de Satã" já entregam.

O cantor Papa Emeritus 2 difere do habitual modelo de vocalista das trevas, com uma voz afinada e uma maneira bem simpática de falar com o público, arriscando um português muito bom.

As músicas têm várias camadas sonoras, que mudam a cada trecho graças, principalmente, a uma feliz utilização dos teclados. Algo que não costuma funcionar bem no heavy metal, mas que a banda executa com maestria.

Quem não conhecia o Ghost deve ter ficado com vontade de ouvir os dois discos da banda: "Opus Eponymous" (2010) e "Infestissumam" (2013).

Depois dessa "missa metal", os americanos do Alice in Chains mostraram porque formam a banda da cena grunge de Seattle nos anos 1990 que mais se aproxima da estética do metal.

Quanto tocaram seu maior hit, o quase hino "Man in the Box", os fãs do Metallica não resistiram a cantar junto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página