Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mulheres de areia

Da sandália rasteira ao biquíni 'cortininha', guia tenta esquadrinhar o estilo de vida das mulheres cariocas

DO RIO

Em cinco anos, a equipe do blog "Rio etc." fotografou mais de 10 mil pessoas pelas ruas do Rio de Janeiro e de outras cidades, com um olhar voltado para a moda urbana.

A iniciativa da consultora de moda Renata Abranchs e do jornalista Tiago Petrik resultou num blog concorrido, que ganhou edições impressas com os figurinos de pessoas flagradas a caminho da praia, do trabalho ou do bar.

Na semana passada, foi lançado "A Carioca - Guia de Estilo para Viver a Cidade Maravilhosa", feito pelo casal em parceria com a editora Casa da Palavra. Mais do que listar figurinos, o trabalho, com quase 355 páginas, se propõe a traduzir o estilo de vida da mulher carioca.

Começa com uma lista de "30 itens que a carioca esperta tem no armário", incluindo o saião longo, a bolsa mole e a sandália rasteira, esta última citada como uma "instituição" da mulher carioca.

Para a praia, o livro destaca o biquíni cortininha e cremes para o corpo e ressalta padrões de comportamento: "Se você vir uma mulher de biquíni no calçadão, pode ter certeza: ela não é carioca".

Segundo o guia, a carioca só mostra o biquíni após pisar na areia. E lembra que ela jamais usa sandália plataforma nessas ocasiões.

Para a noite, há dicas de figurino para um jantar romântico, uma reunião na casa dos amigos, um show na Lapa (zona boêmia no centro do Rio) ou mesmo um baile funk. Neste último, recomenda-se um visual "periguete-fina" com minissaia, sandália alta e blusa decotada.

O guia também orienta a carioca sobre o que se deve pôr na bagagem numa ida a São Paulo: calça jeans escura, blusa de malha branca, camisa de seda e jaqueta de couro.

Outra seção da publicação apresenta um roteiro de endereços de lojas e regiões de compras badaladas do Rio.

Descreve, resumidamente, a essência do trabalho de estilistas e designers cultuados no Rio, como Antonio Bernardo, Isabela Capeto, Constança Basto e Lenny Niemeyer.

Os cuidados com a beleza incluem indicações de produtos e um roteiro de endereço, de cabeleireiros a tatuadores.

A obsessão carioca pelo culto ao corpo é lembrada com uma lista de academias de ginástica badaladas (como a rede Bodytech) a espaços dedicados a ioga, como o espaço do professor Hermógenes, veterano da prática.

QUAL É A SUA PRAIA?

A praia é um tema que permeia o guia do início ao fim. Há, por exemplo, uma descrição da distribuição de grupos pela faixa de areia.

Segundo o livro, o trecho em frente à rua Farme de Amoedo, em Ipanema, é ponto de encontro do público GLS, e o "Coqueirão", um point a poucos metros do Posto 9. Para a publicação, os frequentadores do bar Jobi, no Leblon, preferem ficar de frente para o mar na altura do Posto 12.

O guia traz no final os dez mandamentos da carioca. Começa assim: "Amar ao Rio sobre todas as coisas e ao mar como a si mesmo".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página