Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Alpargatas retornam como 'hit' do verão

Modelos são usados por homens e mulheres

DO “AGORA”

O clima de férias está retornando aos pés dos paulistanos. As alpargatas, aqueles sapatos de pano com solado de corda, sumidos nas últimas duas décadas, voltaram ao figurino e prometem ser hit unissex neste verão.

Não há mistérios quando se pergunta a homens e mulheres por que estão usando esse calçado novamente.

"É muito prático, vai com tudo, bermuda ou calça. E a estética é bacana", afirma o administrador Fernando Nascimento, 21, que começou a usar o modelo no ano passado. Já está no segundo par. "Usei o primeiro até acabar."

O aspecto artesanal convenceu a barista Ana Paula Ferro, 22, que rodou feirinhas de moda para encontrar o autêntico par, com solado apenas de corda. Comprou uma com a parte de cima em jeans. "Já tenho macete até para usá-la molhada, em dia de chuva. Vou pisando no calcanhar até secar tudo", relata.

O conforto é o motivo mais citado por quem usa. A supervisora de vendas Silmara dos Anjos, 23, diz que achou o modelo estranho, quando o viu pela primeira vez, mas decidiu comprar ao calçar e andar pela loja. "Pego ônibus e metrô lotados e ainda ando rápido por um trecho a pé, até chegar ao trabalho. [O sapato] Tem sido minha salvação."

NOVO ANTIGO

Para quem nasceu depois do sumiço das alpargatas, o sapato de pano, que custa de R$ 49 a R$ 169, tem se espalhado como "novidade".

"Achei um sapato inteligente, muito confortável e versátil", diz a estudante Letícia Cruz, 17. "Depois que comprei, minha irmã gêmea e meus amigos também aderiram", conta.

Apesar da leveza, tem gente ainda desconfiada, conta a gerente de contas francesa Pauline Laujac, 29. Acostumada a usá-los em seu país, onde são chamados de "espadrilles", ela trouxe quatro pares, quando se mudou para o Brasil, há dois anos.

"Minhas amigas brasileiras não usam porque acham que não é feminino, mas penso que, na verdade, brasileiro acha que sapato de verão não pode ser fechado", diz.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página