Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crime ambiental

Ex-governador Lembo é multado em R$ 10 mil por podar árvore

DE SÃO PAULO - O ex-secretário de Negócios Jurídicos da prefeitura e ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo foi multado em R$ 10 mil pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente por ter podado uma árvore sem autorização.

A poda aconteceu em maio de 2010, quando ele era secretário, mas a punição só foi publicada no "Diário Oficial" anteontem, quando a prefeitura noticiou que o recurso feito por Lembo havia sido negado.

O então secretário diz ter pedido à época que um galho da figueira de sua casa fosse podado, mas como não obteve retorno, contratou um técnico particular para fazer o serviço, o que é proibido, segundo a pasta do Verde.

A secretaria disse que após uma denúncia, feita em 26 de maio de 2010, uma equipe foi à casa de Lembo, na Bela Vista, e constatou que toda a copa da árvore havia sido removida, o que caracteriza crime ambiental. Por isso, fez a autuação.

A multa, não foi paga e o ex-governador entrou com um recurso, negado somente agora.

Lembo disse ontem à Folha que fará o último recurso administrativo, diretamente ao prefeito Fernando Haddad (PT). "Caso seja negado, vou entrar com uma ação na Justiça", afirmou.

Segundo ele, a multa foi aplicada com base em lei federal (de crimes ambientais), mas o correto seria a aplicação da lei municipal.

A prefeitura diz que a sindicância administrativa já foi encerrada e que Lembo terá que pagar a multa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página