Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Valor relativo do aluguel também caiu

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O investidor que pretende alugar imóveis deve ser ainda mais criterioso nos próximos anos. A valorização desses bens diminuiu o valor relativo dos aluguéis, ou seja, o percentual sobre o valor do bem que é cobrado mensalmente do locatário.

Com reajustes anuais de contratos, os aluguéis, apesar de também terem aumentado, não acompanharam a subida vertiginosa dos preços.

Se antes o investidor conseguia cobrar no aluguel entre 0,8% e 1% do valor do imóvel, esse percentual caiu para entre 0,5% e 0,6% hoje, segundo a Anefac (associação dos profissionais de finanças). Com um valor superior, dificilmente encontrará interessados.

Essa queda deve ser levada em conta por quem pensa hoje em adquirir um imóvel para locação.

"A simples comparação entre o rendimento que se teria com a aplicação do dinheiro que será investido no imóvel e o que se pode ter de retorno com o aluguel não é suficiente", diz o economista Miguel de Oliveira, da Anefac.

É preciso considerar que não se consiga alugar o bem logo de início. "A comparação só seria verdadeira se for possível colocar o imóvel para locação logo em seguida à compra, afirma. (TS)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página