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Festival de Gramado começa hoje com problemas de anos anteriores
Evento gaúcho investe em mudanças iniciadas em 2012 para tentar recuperar relevância
Problemas de recursos e seleção se repetem; 3 filmes nacionais, dos 5 em competição, já foram exibidos antes
Ampliar e abrir o Festival de Gramado a todas as formas de produção e recuperar o prestígio do evento, criticado por uma seleção de filmes com atores globais e ingressos muito caros.
Essa era a ideia por trás da mudança na curadoria do festival realizada no ano passado, quando saíram o crítico José Carlos Avellar e o cineasta Sérgio Sanz e entraram o ator José Wilker, o jornalista Marcos Santuario e o crítico Rubens Ewald Filho.
A edição deste ano começa hoje e vai até o dia 17, mas ainda enfrenta alguns problemas. A começar pela captação de recursos, que ficou abaixo do planejado.
"Acredito que muito investidores estão esperando a Copa do Mundo de 2014", diz Rosa Helena Volk, secretária de Turismo de Gramado e coordenadora do evento. Mesmo com a concorrência, ela fala que orçamento deste ano supera os R$ 3 milhões, contra R$ 2,5 milhões de 2012.
CONHECIDOS
Outra questão é a relevância da seleção de filmes. Com um total de cinco filmes, a mostra competitiva de Gramado terá três produções nacionais que já foram mostradas em outros festivais.
"Éden", de Bruno Safadi, e "Primeiro Dia de Um Ano Qualquer", de Domingos Oliveira, passaram no Festival do Rio. "A Coleção Invisível", de Bernard Attal --último filme do ator Walmor Chagas, que se suicidou em janeiro deste ano, e que encerra o festival-- foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo do ano passado.
De acordo com Volk, dois dos inéditos refletem a mudança de perfil procurada pelo festival. "Temos um documentário [Revelando Sebastião Salgado', de Betse de Paula] e uma animação [Até Que a Sbórnia nos Separe', de Otto Guerra e Ennio Torresan Jr.]. Queríamos ampliar o nosso foco", diz ela.
"A Bruta Flor do Querer", de Andradina Azevedo e Dida Andrade, "Os Amigos", da diretora Lina Chamie, e a estreia do roteirista Hilton Lacerda na direção, "Tatuagem", completam a competição pelo prêmio Kikito.
"Outro aspecto importante foi a abertura maior a parcerias internacionais", diz a coordenadora do evento. Entre elas estão os festivais Piriápolis de Película e de Punta Del Este, do Uruguai.
O Festival de Mar Del Plata, da Argentina, promove uma mostra paralela, assim como o Festival de Havana.
Como destaque na competição latina, está a co-produção entre Brasil e Argentina "A Oeste do Fim do Mundo".