Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Brasileiro presente ao festival lança aqui sua 1ª produção feita nos EUA

DE SÃO PAULO

"Frances Ha", que estreia hoje no Brasil, é o primeiro filme internacional produzido pelo brasileiro Rodrigo Teixeira, que está na competição de Veneza com sua segunda produção nos Estados Unidos, "Night Moves".

Dirigido por Noah Baumbach ("A Lula e a Baleia"), o filme é um episódio esticado e melhorado da série "Girls". Nessa comédia dramática, uma jovem (Greta Gerwig, namorada do cineasta e coautora do roteiro) perde o chão quando a melhor amiga (Mickey Sumner) decide se casar.

O filme tornou-se uma das sensações do cinema indie em 2013, rendendo US$ 4 milhões (cerca de R$ 9,5 milhões) e se colocando na disputa pelos prêmios do fim do ano.

"Seremos a primeira produtora brasileira a ganhar um Spirit Award [principal prêmio do cinema alternativo dos EUA]", vislumbra Teixeira. "No Oscar, o filme tem chances, principalmente em melhor atriz e roteiro original. Nossos principais concorrentes são Fruitvale Station' e Antes da Meia-Noite'."

Mas o diretor Noah Baumbach não quer nem pensar em premiação. Já em estúdio para filmar "While We're Young", com Naomi Watts e Ben Stiller, o cineasta nova-iorquino comemora o fato de "Frances Ha" ter sido sua melhor recepção em oito anos.

"Criei um filme com coração e sentimentos bons, e isso foi percebido", diz o diretor à Folha. "Escrevemos o roteiro em lugares diferentes, mas sempre com uma ideia certa na cabeça. Ter virado uma comédia foi um acidente."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página