Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cineasta relembra projeto de ensino destruído pela ditadura

Toni Venturi mostra, em 'Vocacional', experiência dos anos 1960

GISLAINE GUTIERRE DE SÃO PAULO

O cineasta Toni Venturi, 57, estreia no Sesc TV "Vocacional - Uma Aventura Humana". O documentário em dois episódios --exibidos hoje e no dia 28-- narra a experiência dos ginásios vocacionais criados nos anos 1960, da qual o diretor fez parte como aluno.

Essas escolas de tempo integral tinham, entre suas propostas, atividades práticas --alunos aprendiam matemática gerenciando a cantina, por exemplo--, tarefas especiais que uniam várias disciplinas e trabalhos que estimulavam o senso de coletividade, de crítica e autocrítica.

Venturi, assim como os atores Antônio Petrin, Marcos Frota e João Signorelli, estudou no único colégio desse sistema em São Paulo, o Osvaldo Aranha, no Brooklin.

São os ex-alunos e ex-professores que contam essa história, exibida com imagens de época. "O projeto já era visto como especial", conta Venturi. Tão diferenciado que soou ameaçador ao governo militar. O colégio foi invadido, a diretora detida e o projeto, desmantelado. Agora, Venturi espera que essa experiência ajude a fomentar o debate sobre a educação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página