Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bosco, Melodia, Ney e Paulinho gravam obra de Martinho

Com CDs, DVD, Blu-ray, partituras e livro, 'Sambabook' será lançado em 2013, quando o compositor faz 75 anos

Filhas do músico também participam do tributo; homenageado puxa coro de 'Canta, Canta, Minha Gente'

LUCAS NOBILE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Tocar um projeto de regravações da obra de Martinho da Vila é tarefa espinhosa. Afinal, são mais de 400 as músicas do compositor, que chega aos 75 anos em 2013.

Recém-finalizado em estúdio, com a participação de 23 intérpretes e do próprio homenageado, o "Sambabook Martinho da Vila" será lançado em abril do ano que vem.

O projeto dedicado a Martinho é o segundo volume de uma série e seguirá os moldes do primeiro, que se debruça sobre a obra de João Nogueira (1941-2000).

Com dois CDs, DVD, Blu-ray, fichário de partituras e uma discobiografia (que conta a trajetória do artista a partir de seus discos), o "Sambabook João Nogueira" vendeu mais de 100 mil cópias -somando todos os formatos.

Assim como o pacote ligado à obra do autor de "Nó na Madeira", o de Martinho será reunido em uma caixa de luxo (com preço ainda indefinido), mas os produtos que o integram também serão vendidos separadamente.

No elenco escalado para saudar o sambista de Vila Isabel, há nomes de peso como Ney Matogrosso ("Ex-Amor"), Luiz Melodia ("Disritmia"), Paulinho da Viola ("Quem É do Mar Não Enjoa") e Elza Soares ("Madalena do Jucu").

Também participam João Bosco ("Menina Moça"), João Donato ("Meu Lararaiá"), Jair Rodrigues ("Amor Não É Brinquedo"), Leci Brandão ("Casa de Bamba") e Zeca Baleiro ("Pequeno Burguês").

O time conta ainda com as filhas de Martinho, Mart'nália ("Segure Tudo") e Maíra Freitas ("Fim de Reinado"), além do próprio compositor -interpretando "Canta, Canta, Minha Gente", ao lado de todos os participantes.

"Martinho tem uma importância fundamental para o samba", avalia Afonso Machado, produtor e idealizador do projeto. Segundo ele, há planos para homenagear com o "kit multiplataforma" Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara, Jorge Aragão, Cartola e Nelson Cavaquinho, entre outros.

O bem-sucedido projeto "Songbook" foi idealizado por Almir Chediak (1950-2003) no fim dos anos 1980.

NA AVENIDA

Em 2009, a Vila Isabel avisou a Martinho da Vila que ele seria o homenageado da escola no Carnaval seguinte. Sem vaidades, o sambista sugeriu que a agremiação prestasse tributo a Noel Rosa (1910-1937). Mas acabaria participando dos festejos em torno do "poeta da Vila": era dele o samba-enredo que a escola entoou na Sapucaí.

Para a folia de 2013, o presidente de honra da agremiação compôs "A Vila Canta o Brasil Celeiro do Mundo - Água no Feijão que Chegou Mais Um...".

"Desfilamos no dia 11 [de fevereiro]. Como somos a última a entrar na avenida, já será dia 12, meu aniversário. Vai ser uma grande emoção", antecipa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página