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Empresas devem buscar inovação fora do país, diz CNI

DE SÃO PAULO

A CNI identificou que o principal motivo das empresas para investir no exterior é ter acesso a novos mercados. O segundo propulsor é tentar reduzir os custos de produção.

A pesquisa foi feita pela entidade para medir o ganho das empresas a partir da expansão no exterior.

"É mais rápido buscar a inovação em países desenvolvidos do que criá-la internamente", diz Carlos Abjaodi, diretor da CNI.

Foi o que fez a Metalfrio --empresa de geladeiras para refrigerantes, cerveja e sorvetes. Em 2007, a empresa adquiriu uma fábrica na Turquia que produz para o mercado europeu.

Segundo o presidente Luiz Eduardo Moreira Caio, a unidade tinha uma alta capacitação tecnológica e competitividade.

"É um conhecimento que estava lá e que está servindo de referência para o Brasil", diz ele. "Tomamos lição de uma fábrica inserida na competição global e trouxemos para a unidade em Três Lagoas (MS)".

A rede de alimentação Giraffa's também optou por um mercado mais disputado na expansão externa.

Em 2011, se instalou na Flórida (EUA).

"Se a gente escolhesse outro destino, iríamos mais ensinar do que aprender", diz o presidente da rede, Alexandre Guerra. "Lá, a gente aprendeu a se posicionar no mercado. Em vez do fast-food, fomos para um segmento com mais serviços e preço mais alto".


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