Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Investidor deve se informar sobre perfil dos imóveis

DE SÃO PAULO

O valor das cotas de um fundo imobiliário varia muito de acordo com as condições de mercado, mas com menos de R$ 100 já é possível entrar nesse mercado.

Antes de comprar, no entanto, o investidor deve ler o prospecto do produto e conhecer a carteira de imóveis na qual ele investe e os objetivos e os riscos do negócio.

Além da valorização da cota, o investidor pode receber um rendimento mensal -- proveniente do aluguel ou da venda de um imóvel, por exemplo-- isento de Imposto de Renda caso sejam atendidas duas exigências: a pessoa não pode ter mais de 10% das cotas negociadas e os fundos devem ter mais de 50 cotistas.

No resgate da cota, se houver valorização, a alíquota de 20% será fixa, independentemente do período da aplicação. Vale lembrar que o rendimento desses fundos está sujeito a riscos com inadimplência ou vacância, caso a renda esteja atrelada a aluguel de imóvel.

Há ainda outros custos envolvidos, como a taxa de corretagem e de custódia da corretora e a taxa de emolumento para a BM&FBovespa, de 0,0325%.

O investidor que quiser se desfazer de suas cotas deverá vendê-las no mercado secundário da BM&FBovespa.

Aí passa a vigorar a lei da oferta e da procura, que determina, além do preço, a liquidez (velocidade de um investimento se transformar em dinheiro). (DB)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página