Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

É preciso prestar atenção em todos os custos envolvidos com aplicação

DE SÃO PAULO

O primeiro passo para quem pretende aplicar em ações é procurar uma corretora ou banco e abrir uma conta. Em seguida, a instituição liberará o acesso ao "home broker", plataforma on-line de negociação pela qual será possível comprar e vender os papéis.

"Os sistemas costumam ser bem simples e ágeis, mas é importante que o investidor redobre o cuidado, pois a facilidade pode levá-lo a tomar decisões de investimento sem pensar e, igualmente, sem volta", afirma o consultor financeiro Erasmo Vieira.

Também é preciso se informar sobre os custos. As corretoras e os bancos cobram taxas de corretagem por cada operação de compra ou venda realizada, independentemente de haver lucro ou perda com o procedimento.

Essas taxas variam de instituição para instituição, mas a média cobrada pelas maiores corretoras do mercado é de R$ 20 por operação.

"A Bolsa e a CBLC [Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia] também cobram emolumentos, que são uma espécie de taxa paga pelos serviços prestados. Mesmo que eles não sejam altos, podem fazer diferença quando se investe uma quantia maior", diz Vieira.

A taxa de emolumentos é de 0,0325% para compras e vendas normais de ativos e de 0,0250% para operações "day trade" --quando se compra e vende no mesmo dia. (AF)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página