Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Contratar crédito pessoal exige cuidados

DE SÃO PAULO

Antes de contratar um crédito pessoal, os especialistas recomentam tomar alguns cuidados.

O primeiro é verificar se há, de fato, a necessidade daquele crédito. Ele se justifica no caso de situações emergenciais, como uma doença, ou um problema urgente, como o estouro do encanamento em casa.

Ele também pode ser uma boa opção para quitar uma dívida mais cara, ou seja, que tenha juros mais altos. Esse costuma ser o caso do cartão de crédito e do cheque especial.

Se a decisão for contratar o crédito, além de saber o CET (Custo Efetivo Total) do crédito pessoal, especialistas recomendam que o consumidor compare o custo do empréstimo antes de contratá-lo.

Uma forma básica de comparar é multiplicar o número de parcelas pelo valor delas em cada instituição. Mas, em geral, quanto maior o número de parcelas, mais juros no financiamento. "Tome o suficiente para sua necessidade no menor prazo possível", diz o educador financeiro Mauro Calil.

Por outro lado, é importante verificar se a prestação caberá no orçamento. Se não, é melhor alongar o prazo e pagar em dia.

Sempre que tiver possibilidade, o ideal é quitar o máximo que conseguir do empréstimo. Assim, o consumidor evita juros cada vez maiores.

Os especialistas alertam que, quando se toma crédito, é preciso atentar para a causa do problema, que pode ser a má gestão das finanças pessoais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página