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Irmãs encontram o sucesso no comércio eletrônico

Dupla norte-americana abandonou carreiras glamourosas para investir em sua paixão por sapatos, ao criar a Milk & Honey Shoes

NICOLE LAPORTE DO “NEW YORK TIMES”, EM SANTA MONICA, CALIFÓRNIA

Há quatro anos, Dorian Howard tinha um dos empregos mais glamourosos da indústria do entretenimento: vice-presidente de produção na Paramount. Ela supervisionou filmes como "O Último Mestre do Ar" e "G. I. Joe: A Origem de Cobra".

Mas depois de mais de uma década na indústria do cinema, Howard, 36, decidiu realizar seu sonho. Ela criou uma empresa com a irmã, Ilissa Howard, 39, em dois ramos onde nenhuma das duas tinha experiência: a moda e o comércio eletrônico.

A Milk & Honey Shoes, a empresa que criaram, permite que mulheres desenhem e comprem sapatos em seus computadores.

"Não éramos garotos de faculdade criando uma startup", diz Ilissa, que deixou seu emprego no setor de desenvolvimento de produtos da Toys "R" Us para montar o negócio com a irmã.

Talvez não. Mas a empresa que elas abriram em janeiro de 2011 dobrou seu faturamento e começou a lucrar no ano passado, diz Dorian, sem fornecer números específicos.

No ano passado, a Milk & Honey Shoes foi selecionada pela Launchpad LA, uma incubadora de negócios de Los Angeles, para participar de um programa de orientação para empresas iniciantes no ramo da tecnologia.

As irmãs são prova de que ter experiência profissional distante da requerida para um novo empreendimento pode ser um ponto positivo. Ainda que Dorian brinque que executivos de cinema não têm outra capacitação a não ser "suas agendas de contatos e opiniões", foram seus contatos que a ajudaram a divulgar a Milk & Honey Shoes junto a clientes de alto perfil.

Quando a atriz Giniffer Goodwin, a quem Dorian conhecia, usou um modelo da Milk & Honey em uma festa, os sites de moda destacaram os sapatos. Os relacionamentos de negócios que Ilissa havia estabelecido com fabricantes asiáticos a ajudaram a encontrar uma fábrica na China para produzir os sapatos personalizados.

"Ela sabia como fabricar coisas, e eu sabia como vendê-las. E calculamos que, em teoria, isso era tudo que precisávamos", disse Dorian.

Meghan Cleary, autora de "Shoe Are You?", um guia sobre sapatos femininos e o que eles dizem sobre as mulheres que os usam, afirma que os sapatos personalizados são "um nicho em ascensão" no mercado.

"As compradoras querem algo especializado, feito para elas ou adaptado para elas", diz. "Por isso, a Milk & Honey, em companhia de outras empresas como a Shoes of Prey, explora essa demanda."

Mesmo grandes fabricantes como a Converse e a Nike permitem que clientes desenvolvam variações novas para seus modelos. As irmãs Howard têm grandes esperanças quanto ao futuro da moda personalizada. Tendo usado o próprio dinheiro para financiar a nova empresa, elas agora estão em busca de investidores.

Tradução de PAULO MIGLIACCI.


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