Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Vídeo de monges em jatinho causa escândalo na Tailândia

Autoridades religiosas condenam 'comportamento inadequado'

DA ASSOCIATED PRESS

A divulgação na internet de um vídeo em que monges budistas de um mosteiro no nordeste da Tailândia aparecem viajando em jatinho privado com óculos escuros e mala de viagem de grife provocou escândalo no país.

Embora não haja ilegalidade no ato, autoridades religiosas consideram que os monges agiram de forma inadequada e alheia aos ensinamentos de simplicidade pregados por Sidarta Gautama, o Buda, fundador da doutrina entre os séculos 6º e 5º a.C.

Ontem, o Escritório Nacional de Budismo tailandês informou que está monitorando os monges do país para evitar que comportamentos inapropriados se repitam.

Segundo o diretor-geral do birô, Nopparat Benjawatananun, o escritório tinha conhecimento do vídeo desde o início do ano e já havia feito uma advertência aos monges.

Monruedee Bantoengsuk, funcionária de um templo na província de Sisaket, confirmou à agência de notícias Associated Press que os monges envolvidos no caso vivem no local. Ela se recusou, porém, a fornecer detalhes sobre o episódio da viagem de avião.

"Podemos explicar isso, mas não agora", disse ela, acrescentando que um dos monges do vídeo está em uma viagem religiosa pela França.

País onde mais de 90% da população é budista, a Tailândia tenta ajudar a doutrina a resistir ao tempo de várias formas, incluindo o veto à venda de bebida alcoólica em feriados religiosos.

Em 2012, dos 61 mil monges e noviços budistas do país, cerca de 300 foram repreendidos ou retirados da vida monástica por "más condutas" como consumo de álcool, relações sexuais e extorsão.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página