Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

ilustrada em cima da hora

Morre na Itália ator de "Família Soprano"

Protagonista da série de TV americana, James Gandolfini sofreu ataque cardíaco aos 51 anos

DE SÃO PAULO

O ator norte-americano James Gandolfini, conhecido por sua atuação como o mafioso Tony Soprano (patriarca da premiada série da HBO "Família Soprano"), morreu ontem na Itália, aos 51 anos.

Segundo a agência de notícias "Reuters", a HBO (que produziu e exibiu o seriado) informou que ele morreu em Roma, onde passava férias, após sofrer um ataque cardíaco --a causa da morte não foi confirmada oficialmente.

Vencedor de um Globo de Ouro (1999) e três Emmy (2000, 2001 e 2003) por seu papel em "Família Soprano", exibida nos EUA entre 1999 e 2007, o ator deixa a mulher, Deborah Lin, e dois filhos.

Nascido em Nova Jersey (EUA), Gandolfini começou sua carreira artística no teatro nova-iorquino. Sua estreia na Broadway foi em 1992, numa montagem da peça "Um Bonde Chamado Desejo".

No cinema, teve papéis secundários em filmes como "Amor à Queima Roupa" (1992) e "A Hora Mais Escura" (2012). Mas foi por sua atuação na TV que realmente se tornou conhecido.

A trama acompanha a história de Tony Soprano, chefe da máfia de Nova Jersey que, em crise pessoal entre as demandas de sua família tradicional e de sua "família" do crime, decide procurar tratamento psiquiátrico.

Considerada um marco na história da TV dos EUA, foi eleita pelo sindicato dos roteiristas americanos como a série mais bem escrita da TV em todos os tempos. No Brasil, foi exibida também na TV aberta, por SBT e Band.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página