Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Foco

Com impressora 3D, canadense fabrica rifle capaz de dar 14 tiros

ALEXANDRE ORRICO DE SÃO PAULO

Um canadense que se identifica na internet apenas como Matthew apresentou, em um canal no YouTube, um rifle produzido por uma impressora 3D.

Feita com pecinhas de ABS, material termoplástico rígido, leve e resistente a impactos, a arma é capaz de fazer até 14 disparos antes de rachar. As balas usadas são normais, do rifle Winchester.

Matthew disse à Folha que o desenho da arma foi inspirado na Liberator, uma pistola feita por ele também na impressora 3D. "Modifiquei algumas partes para que o Grizzly [nome dado ao rifle] ficasse mais parecido com uma arma convencional."

Ele não quis revelar o sobrenome ou a idade. Disse apenas que faz ferramentas para a construção civil --no trabalho, tem acesso à impressora 3D.

Armas como o Grizzly causam polêmica pelo fato de não serem flagradas por detectores de metal. Há também questionamentos sobre o que significa dar potencialmente acesso a armas de fogo para qualquer pessoa --especialmente nos EUA, onde vários massacres a tiros foram registrados nos últimos anos.

Matthew disse que deixará disponível na web os arquivos necessários para quem quiser imprimir o Grizzly.

O arquivo da Liberator, construída em maio, foi baixado mais de 100 mil vezes em três dias, até sair do ar por ordem do Departamento de Estado dos EUA. Segundo o órgão, a distribuição violava a lei de importação e exportação de armas.

No Brasil, quem decidir fazer pistolas 3D descumprirá o Estatuto do Desarmamento, que proíbe a fabricação de armas no país. A pena é de quatro a oito anos de prisão.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página