Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

ilustrada em cima da hora

Primeiro filme profissional de Orson Welles é encontrado na Itália

DE SÃO PAULO - O primeiro filme profissional do diretor Orson Welles (1915-1985) foi encontrado em um armazém na cidade de Pordenone, na Itália.

"Too Much Johnson" foi filmado em 1938, três anos antes de o cineasta conceber "Cidadão Kane", mas nunca foi exibido em público.

O média-metragem mudo de 40 minutos foi criado para acompanhar uma comédia teatral que Welles pretendia montar na Broadway com o elenco da trupe do Mercury Theatre, companhia criada pelo próprio diretor.

Mas problemas burocráticos com alguns atores impediram a exibição multimídia da obra e ela acabou sem ser totalmente editada.

A única cópia de que os estudiosos tinham conhecimento teria sido queimada em um incêndio na casa do diretor, em Madri, e foi dada como perdida na metade dos anos 1970.

Mas, em dezembro passado, os especialistas da Cinemazero, uma organização italiana especializada em restauração de filmes, encontraram uma cópia em 35mm de "Too Much Johnson" em um armazém em Pordenone, e a restauraram com a ajuda da empresa americana George Eastman House.

A primeira exibição do trabalho de Welles será em 9 de outubro, no Le Giornate del Cinema Muto, um festival de cinema mudo que acontece na cidade italiana.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página