Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Casos de violência com camelôs na China evidenciam impacto da desaceleração

DO "FINANCIAL TIMES"

A cada ano, o verão da China leva às ruas multidões de vendedores ambulantes não licenciados. Eles muitas vezes são tratados asperamente pelas autoridades, mas este ano vem sendo especialmente sangrento, como mostra o caso de Deng Zhengjia, vendedor de melancias morto por um grupo de "chengguan".

Para especialistas, o desemprego, especialmente no setor industrial de exportação de produtos de baixo preço, gera alta no número de camelôs, causando confrontos nas ruas.

Além da menor disponibilidade de emprego no setor, também existe um descompasso entre os empregos disponíveis e a capacitação e ambições dos trabalhadores.

"Para muitos camelôs, o problema não é que não consigam encontrar emprego, mas sim que não estão dispostos a trabalhar por longas horas nos empregos de alto risco do setor industrial" diz Ye Tan, colunista que costuma escrever sobre os chengguan.

Porque as vendas ambulantes são a principal fonte de renda de muitos desses migrantes, o potencial de confronto violento é maior quando os chengguan conduzem batidas regulares contra os camelôs não licenciados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página