Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mulher de ex-dirigente chinês diz que ele sabia de suborno

Bo Xilai nega acusações e afirma que são 'delírios de uma louca'

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Gu Kailai, mulher do ex-dirigente chinês Bo Xilai, afirmou em vídeo exibido ontem no tribunal de Jinan, no leste da China, que ele tinha conhecimento dos presentes e subornos pagos por um empresário ao casal e seu filho.

Na gravação, feita no último dia 10, Gu admite que ela mesmo teria contado a Bo sobre os pagamentos.

Bo, protagonista do maior escândalo da China em décadas, está em julgamento por corrupção, abuso de poder e recebimento de suborno.

Em reação ao vídeo,ele disse que o depoimento da mulher eram "delírios de uma louca". "Ela mudou muito, está fora de si e mente com frequência", disse. Para ele, os investigadores aproveitaram a situação mental da mulher para pressioná-la a dizer coisas que o incriminassem.

Em 2012, Gu foi condenada à morte sob a acusação de ter assassinado o empresário britânico Neil Heywood, com quem tinha negócios. A sentença deve ser comutada para prisão perpétua.

Até cair em desgraça, Bo era uma estrela em ascensão no Partido Comunista. Muitos chineses acham que o julgamento é mais um acerto de contas do partido com um político de ambições sem limites do que o exemplo de combate à corrupção.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página