Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Corpo de Bin Laden era 'FedEx' para americanos

Funeral de terrorista é descrito em e-mails

DA ASSOCIATED PRESS

O corpo do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, foi chamado ironicamente de "pacote do FedEx [empresa de correio americana]" em e-mail do Pentágono, após ser morto numa operação no Paquistão no ano passado.

Essa é uma das revelações de uma série de comunicações do governo americano obtidas pela agência de notícias Associated Press, que fez a requisição dos e-mails com base na lei da liberdade de informação americana.

As mensagens, que tiveram muitas de suas partes cortadas, são as primeiras informações divulgadas publicamente sobre o funeral do líder da Al Qaeda.

Bin Laden foi morto após um ataque americano no Paquistão, numa missão conjunta da CIA e das Forças Armadas. No dia 2 de maio, um dia após sua morte, um e-mail descrevia como o corpo de Bin Laden havia sido preparado para o funeral.

Ele foi lavado, conforme o ritual islâmico, enrolado em um lençol branco e então colocado num compartimento pesado. Nenhum marinheiro do navio americano que levou o corpo para alto-mar esteve presente durante a leitura dos ritos islâmicos, na versão do Pentágono.

"Um oficial militar leu palavras religiosas, que foram traduzidos para o árabe por um falante nativo da língua", dizia e-mail enviado no dia 2 pelo almirante Charles Gaoette. "Após as palavras, o corpo foi colocado numa tábua lisa preparada, virado para cima e então deslizado até o oceano."

A agência também pediu fotografias e vídeos do ataque, mas não foi atendida.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página