Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bento 16 altera normas para a sua sucessão

DO ENVIADO A ROMA

Depois de quebrar uma tradição de seis séculos ao anunciar que deixará o comando da igreja em vida, o papa Bento 16 mudou ontem as normas do Vaticano para acelerar a própria sucessão.

Ele eliminou a necessidade de se esperar de 15 a 20 dias entre a vacância do trono na Basílica de São Pedro e a abertura do conclave que escolherá o novo pontífice.

Com isso, a eleição secreta que começaria apenas na segunda metade de março, sob os afrescos de Michelangelo na capela Sistina, pode ter início na semana que vem.

O calendário da sucessão papal pode ser decidido já nesta sexta-feira, quando os cardeais devem se reunir pela primeira vez após a renúncia oficial de Bento 16.

A expectativa da Cúria é de que todos os religiosos aptos a votar cheguem ao Vaticano até a quinta-feira, após o papa fazer sua última aparição na praça de São Pedro antes de se recolher à residência de Castel Gandolfo.

O "motu proprio" editado pelo pontífice endossa a tese de que a demora habitual não faria sentido nesta sucessão, já que os cardeais não precisarão respeitar um período de luto antes de escolher o novo líder da igreja.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página