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New York Times

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Astro da NBA cuida do visual

Por BEE SHAPIRO

Era difícil não reparar em Russell Westbrook durante a New York Fashion Week deste mês, não só por causa dos 1,90 m e cerca de 85 kg do jogador da NBA.

Lá estava ele, na primeira fila no desfile da Rag & Bone -de camisa estampada azul de manga comprida, colete preto, calça verde-oliva dobrada como capri e chapéu-coco de feltro-, enquanto os paparazzi fervilhavam ao seu redor e da sua vizinha de assento, Anna Wintour, editora da revista "Vogue".

O armador do Oklahoma City Thunder estava lá novamente no desfile da Altuzarra, vestindo camiseta estampada e macacão.

"Os desfiles, como experiência, foram incríveis", disse Westbrook, 24. Sair do ambiente habitual do basquete e conhecer estilistas "foi revigorante".

A presença de Westbrook como habituê das primeiras filas pode ter surpreendido alguns espectadores da Fashion Week, mas o jogador se sente à vontade nesse mundo. Quando chegou à NBA, em 2008, Westbrook disse que, em termos de roupas, "ninguém estava fazendo nada que atraísse o povo da moda".

Muitos outros jogadores contratam estilistas, mas Westbrook prefere escolher sozinho as peças que veste.

Foi nos playoffs de 2012, quando escolheu uma estonteante sucessão de estampas não convencionais, que Westbrook despontou no radar da moda. A saber: uma polo Lacoste estampada com iscas de pesca, uma camisa Joyrich de manga curta salpicada de tinta, uma camisa da Comme des Garçons, com estampa de pintas de leopardo e bolinhas azuis, e uma camisa vermelha de estampa geométrica da Shirts For All My Friends. Seus visuais frequentemente eram complementados por armações de óculos "nerds", vermelhas, que ele usa sem lentes.

O novo estilo deu resultados: em janeiro, a revista "GQ" mostrou Westbrook num ensaio de várias páginas e ele se tornou o primeiro atleta a ser capa da "Flaunt", revista de moda editada em Los Angeles. No mês seguinte, a Levi's o colocou numa campanha publicitária, e, em março, a "L'Uomo Vogue" publicou uma entrevista com Westbrook.

"Russell é parte de uma geração mais nova de jogadores que encaram a moda como um verdadeiro distintivo do 'cool'", disse Jim Moore, diretor de criação da "GQ". "Durante anos e anos, você teve aquela ideia de estilo fora das quadras tipo Pat Riley e Michael Jordan. Todos eles iam aos mesmos alfaiates e olhe lá."

Westbrook se sobressai pela escolha de cores ousadas e estampas originais, disse Matthew Bedard, diretor editorial da "Flaunt". "Ele não está recebendo orientações dos outros", afirmou.

Jill Demling, editora de entretenimento da "Vogue", apontou o jogador de basquete como "a Kate Moss da NBA".

O estilista Richard Chai disse que o estilo de Westbrook é revigorante. "Especialmente nos esportes, espera-se que você seja muito 'másculo' ou que tenha determinada aparência, mas adoro o fato de ele usar estampas, inclusive estampas de animais", disse.

Westbrook não vem de família rica. Sua primeira impressão sobre a moda foi a de um estranho. "Era basicamente o que eu pudesse comprar", disse ele.

O jogador de basquete disse que gostaria de lançar uma grife própria no futuro.

"As coisas que você vê na passarela são as melhores peças e os itens dos quais eu, por acaso, gosto", afirmou. "E são peças polêmicas, sobre as quais as pessoas falam. Muita gente não vai gostar"

"Mas é bom", acrescentou. "É bom no sentido de que vai chamar a atenção dos outros."


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